Representante das Nações Unidas visita Legião da Boa Vontade do Brasil

Dr. Alberto Padova realiza visita oficial para conferir de perto o trabalho realizado pela Entidade.

Nesta quarta-feira, 29, o chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa), do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), dr. Alberto Padova, visitou o Conjunto Educacional Boa Vontade na capital paulista onde foi recepcionado pelo Coral Ecumênico Infantil e pelo Grupo de Instrumentistas da escola.

Ele percorreu as salas de aulas onde são atendidas centenas de crianças provenientes de famílias de baixa renda. Durante a visita, ele fez questão de enfatizar a qualidade do atendimento prestado pela Instituição: “O trabalho que conheci no Rio de Janeiro é relevante, pois os esforços para proporcionar a assistência essencial em termos de educação e saúde se estabelece exatamente no centro de regiões mais carentes. (…) A Escola e as instalações aqui em São Paulo falam por si só, não só pelas várias aulas e pela infraestrutura, mas também pelo fato de que muitos dos alunos que se formaram aqui tenham encontrado um trabalho formal, não só na própria Instituição, mas também na área urbana”.

O chefe de Seção de ONGs das Nações ainda comentou o aguardado acordo dos países que integram a organização para a que sejam definidas as novas metas de desenvolvimento globais: “Eu acredito que a nova agenda está concentrando-se não somente nas metas incluídas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em termos de educação, como atingir plenamente a educação básica para todos. (…) Temos visto em muitos países que, embora possa haver escolarização básica completa, as crianças não estão sendo necessariamente preparadas para o futuro no mercado de trabalho. E assim, somente com maiores esforços na qualidade da educação, podemos garantir que as crianças de hoje sejam os trabalhadores de amanhã e que não acabem desempregados e voltem a viver em situações de pobreza”.

{glf nid:47021}

Em visita oficial ao Brasil, ele conheceu o trabalho realizado pela LBV na cidade do Rio de Janeiro, participou da cerimônia de abertura do 14º Congresso Internacional de Educação da LBVe de uma gravação especial nos estúdios da Boa Vontade TV com o tema “O papel da sociedade civil em contribuição aos desafios e objetivos da agenda pós-2015 da ONU”.

O dr. Alberto Padova lidera esforços para promover a participação da sociedade civil no trabalho das Nações Unidas. Possui cerca de 30 anos de experiência profissional, iniciando sua carreira no setor privado como analista e depois atuando como repórter sobre finanças internacionais em Milão, na Itália. Juntou-se às Nações Unidas como economista, trabalhando, por sua vez, em assuntos relacionados ao sul da África, à América Latina, ao financiamento para o desenvolvimento, aos Objetivos do Milênio, à agenda de desenvolvimento pós-2015, entre outros.

VISITA AO RIO DE JANEIRO

Vivian R. FerreiraDr. Alberto Padova
Dando início ao roteiro de visitas, o representante da ONU conheceu o Centro Educacional José de Paiva Netto e o Centro Comunitário de Assistência Social, unidades da Instituição em Del Castilho. Percorrendo os ambientes, o dr. Alberto conheceu a inovadora linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico e aplicada, com sucesso, em todas as unidades da LBV no Brasil e exterior.

Na ocasião, ele teve ainda a oportunidade de observar como a Entidade utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social, a fim de contribuir para a cidadania e a saúde de jovens de comunidades carentes. Ele assistiu, por exemplo, as aulas de judô que são oferecidas no local, por intermédio da campanha Esporte é Vida, não violência!. Durante o encontro, os atletas realizaram apresentação das técnicas do esporte ao representante da ONU. “Nós valorizamos muito o papel do esporte, não somente no desenvolvimento da criança, mas também na promoção de um mundo mais pacífico e sem guerras, porque nós sabemos que o esporte é de fato um caminho para que haja relações saudáveis e pacíficas começando pelos mais novos. Então, acho maravilhoso que o esporte seja um importante componente de seu trabalho”.

Em entrevista à Super Rádio Brasil, emissora da Super Rede Boa Vontade de Rádio, o dr, Padova elogiou o trabalho socioeducacional empreendido pela LBV em favor de crianças e adolescentes da região: “Estou muito feliz em poder presenciar o trabalho maravilhoso que a Legião da Boa Vontade realiza, mas também de ver que o que vocês fazem não se resume em oferecer apenas a formação acadêmica básica às crianças, mas também uma proposta muito mais holística, que inclui o bem-estar delas, começando, essencialmente, pelos recém-nascidos, mas também envolvendo toda a família, aliando a formação acadêmica ao atendimento psicológico e social. Essa é uma receita muito poderosa, que evidentemente é muito bem-sucedida pelo que posso notar na Escola e no Centro Comunitário de Assistência Social”.

“Acredito que esse diferencial que vejo sendo promovido aqui vai além do intelecto acadêmico; é um ideal muito mais amplo, que desenvolve o indivíduo de forma plena, tornando-se um importante agente para o bem-estar de uma sociedade, porque também está focado em importantes valores que são a base de uma sociedade saudável e produtiva”, completou.

Sobre a atuação da LBV nas Nações Unidas, o chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais afirmou estar satisfeito com as contribuições da Entidade para os debates do Conselho Econômico e Social e de dividir suas experiências na área de educação e da infância “entre as outras ONGs que trabalham ativamente em muitas outras partes do mundo.”

 

Também acompanhou a visita o jornalista da Rede Globo Internacional Eliseu Caetano, que destacou à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, tv, internet e publicações) as impressões sobre o que viu de perto do trabalho realizado pela LBV na cidade do Rio de Janeiro. “Eu nunca tinha vindo aqui na  LBV em Del Castilho e acredito que tenha sido uma excelente oportunidade de estar um pouco mais perto de tantas pessoas que trabalham diariamente para fazer a vida das outras pessoas melhor. A estrutura é incrível, estou impressionado. Quando a gente passa pela rua — eu já tinha passado aqui algumas vezes, eu sou do Rio apesar de morar fora do país —, eu não imaginava que a estrutura fosse tão grande, que fossem tantas pessoas atendidas diariamente. Eu realmente acredito nas palavras do Irmão Paiva, acho que se todo mundo fizer o bem e não só ajudando financeiramente, pois aqui tem um monte de gente que doa tempo, que doa esperança, expectativa, doa felicidade, alegria, que não tem nada a ver com dinheiro. Então venham, ajudem, façam parte disso porque realmente é um projeto muito interessante”. 

O jornalista também ressaltou a tranquilidade que os pais têm ao deixar seu filhos em segurança na unidade da LBV. “Eu nunca tinha visto um projeto com tamanha magnitude. (…) Vir e conhecer as pessoas que fazem, as pessoas que são atendidas, isso é diferente, isso faz diferença muito mais na nossa vida do que necessariamente de quem está recebendo. Eu estou impressionado! Vocês não impactam somente a vida e o futuro dessas crianças, vocês também fazem isso com as famílias delas. (…) A gente está numa área muito carente da cidade e de repente você chega num lugar e vê que os berços com as fotinhas, os nomes, a mesa para que eles possam se sentar, comer juntos para que tenham noção de amizade. Eu me coloquei no lugar de um pai, na forma de pensar de uma mãe. (…) Com toda certeza uma mãe que visita a LBV vai ter total confiança de deixar seu filho sob os cuidados daqueles profissionais e boa parte voluntários, que pode ser eu pode ser você”. 

Durante a visita foi apresentado todo o trabalho desenvolvido não só com crianças e jovens, mas com os adultos também, a exemplo do projeto de alfabetização. “Eu venho de uma família super simples. Eu sei bem da importância de uma alfabetização ainda que tardia, da liberdade que isso dá, da liberdade que isso causa na vida da pessoa. Esse trabalho da LBV com toda a certeza é imprescindível para a cidade do Rio, para o Estado do Rio. Eu quero muito saber como é o trabalho nos outros estados do Brasil”, ressaltou Eliseu. 

Para finalizar, o jornalista trouxe suas considerações sobre a atuação da LBV dos Estados Unidos, que realiza um trabalho de mais de 20 anos auxiliando famílias de baixa renda e atuando em causas humanitárias. “Vocês não têm noção de como é bonito o trabalho da LBV dos Estados Unidos. Sempre que eu tenho tempo participo da doação de sopa, de material escolar, de material de berçário. O que mais me impressiona e o que deve te impressionar em casa também é o fato de quando a pessoa recebe ela olha e fala: ‘que alívio, eu não tinha condição de comprar essa fralda e a LBV me deu a fralda’. Isso pra muitos não é nada, mas pra muitos é uma coisa à beça. Esse é o diferencial da LBV, o de transformar o pouco em muito e fazer a felicidade de muita gente”.

A LBV E A ONU

Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade possui status consultivo geral no Conselho Econômico e Social da ONU desde 1999, e tem realizado, com o suporte do UN/Desa, fóruns que promovem permanente diálogo e a troca de experiências sobre boas práticas que ajudam a combater os maiores problemas da sociedade. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas