Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil aparece como terceiro país com o maior número de mortes por afogamento, ficando atrás do Japão e da Rússia. Todas essas tragédias serviram como alerta para a necessidade de reforçar as normas de segurança nas piscinas, sejam elas de áreas públicas ou particulares e também nas praias, muito frequentadas nas férias e durante todo o verão.

Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade, a Super Rádio Brasil, a Boomboxe, e o Corpo de Bombeiros do Estado do RJ (CBMERJ), numa parceria, fizeram uma atividade no último dia 22 de fevereiro, na Praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de ser cuidadoso ao entrar no mar e respeitar as sinalizações dos guarda-vidas.
“Nossa meta agora é que eles propaguem o que aprenderam aqui para os ambientes onde moram e estudam para que tenhamos menos ocorrências possíveis na orla do nosso Estado”, explicou o tenente coronel Paulo Costa, responsável pela Coordenadoria de Embarcação de Resgate. Ele destacou o enorme número de salvamentos nestes primeiros dois meses de 2017: “Mais de 10.700, sendo mais de 6.200 só na capital”.
Cerca de 40 jovens atletas do projeto de jiu-jitsu da Equipe Geração das Comunidades da Providência, Adeus, Cidade de Deus e Rocinha participaram do treinamento de prevenção e primeiros socorros e de afogamento. A Rede Record fez a cobertura da atividade.
As instruções não se limitaram a casos de afogamentos. A aula inaugural contou com o auxílio de uma moto aquática e com a ajuda do moderno boneco simulador de primeiros socorros fabricado pela Boomboxe. O cabo BM Gustavo Melitch passou para os jovens técnicas de primeiros socorros de infarto, ataques de epilepsia, fraturas e hemorragia, o que pode acontecer em qualquer ambiente.
Outras turmas serão formadas até o meio do ano, inclusive com a participação dos alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho, zona norte do Rio.