Prevenção de afogamento é tema de palestra para jovens da Geração UPP no RJ

Atletas da Equipe Geração das comunidades cariocas participam de treinamento de primeiros socorros dos Bombeiros

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil aparece como terceiro país com o maior número de mortes por afogamento, ficando atrás do Japão e da Rússia. Todas essas tragédias serviram como alerta para a necessidade de reforçar as normas de segurança nas piscinas, sejam elas de áreas públicas ou particulares e também nas praias, muito frequentadas nas férias e durante todo o verão.

Leonardo Fabri

Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade, a Super Rádio Brasil, a Boomboxe, e o Corpo de Bombeiros do Estado do RJ (CBMERJ), numa parceria, fizeram uma atividade no último dia 22 de fevereiro, na Praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de ser cuidadoso ao entrar no mar e respeitar as sinalizações dos guarda-vidas.

“Nossa meta agora é que eles propaguem o que aprenderam aqui para os ambientes onde moram e estudam para que tenhamos menos ocorrências possíveis na orla do nosso Estado”, explicou o tenente coronel Paulo Costa, responsável pela Coordenadoria de Embarcação de Resgate. Ele destacou o enorme número de salvamentos nestes primeiros dois meses de 2017: “Mais de 10.700, sendo mais de 6.200 só na capital”.

Leonardo Fabri

Cerca de 40 jovens atletas do projeto de jiu-jitsu da Equipe Geração das Comunidades da Providência, Adeus, Cidade de Deus e Rocinha participaram do treinamento de prevenção e primeiros socorros e de afogamento. A Rede Record fez a cobertura da atividade.

As instruções não se limitaram a casos de afogamentos. A aula inaugural contou com o auxílio de uma moto aquática e com a ajuda do moderno boneco simulador de primeiros socorros fabricado pela Boomboxe. O cabo BM Gustavo Melitch passou para os jovens técnicas de primeiros socorros de infarto, ataques de epilepsia, fraturas e hemorragia, o que pode acontecer em qualquer ambiente.

Leonardo Fabri

Outras turmas serão formadas até o meio do ano, inclusive com a participação dos alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho, zona norte do Rio.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas