Palestra educativa explica possível relação entre a microcefalia e o zika vírus

A atividade, desenvolvida pela LBV, buscou conscientizar as gestantes do programa Cidadão-Bebê quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Vitória, ES — A Legião da Boa Vontade (LBV) intensificou, em suas Unidades de atendimento, espalhadas por todo o Brasil, suas ações de combate ao Aedes aegypti. Não podemos dar espaço a esse mosquito que tem tirado o sono e a saúde de muita gente, né? Por isso, nesta terça-feira, 8, a Instituição promoveu uma palestra sobre “microcefalia e o zika vírus” para as gestantes que integram o programa Cidadão-Bebê, na capital capixaba.

A iniciativa contou com o apoio dos palestrantes da Equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e teve por objetivo conscientizar as gestantes dos cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.

Alessandra AmaralAs gestantes prestaram atenção às explicações da Equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), tirando as dúvidas sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Na explanação, além de esclarecimentos básicos sobre o assunto, a técnica da educação em saúde ambiental Arlene Perini explicou às participantes a possível relação entre o vírus e a microcefalia, condição neurológica rara em que o bebê nasce com o crânio menor do que o normal. Os estudos, que tiveram sinalização positiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não chegaram a uma resposta definitiva sobre essa ligação.

Para evitar o crescimento dos casos do zika vírus, bem como os de dengue e da febre chikungunya, a especialista deu a receita: prevenir é melhor que remediar. “Fazer um checklist em casa facilita, identificando possíveis criadouros para o mosquito. Para as grávidas, principalmente, o cuidado é redobrado porque elas estão mais sensíveis, como as crianças e os idosos. Então, é acabar com os focos! ”, disse.

Sobre a iniciativa da Instituição, Arlene ressaltou: “A LBV está fazendo um trabalho social muito bonito, repassando essa informação para as gestantes. Assim elas vão se prevenir de várias formas, vão tomar cuidados. Esse trabalho é importante para a população com um todo, mas para gestantes em especial porque é um momento delicado”.

Alessandra AmaralAo final da atividade, as visitantes foram homenageadas pelas participantes do programa Cidadão-Bebê.
O programa Cidadão-Bebê atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, acompanhando a partir do terceiro mês de gravidez, por meio de vivências coletivas, atendimentos individuais, ações educativas, oficinas de artesanatos, além de reforço alimentar com cesta de alimentos e entrega do kit enxoval para o bebê ao final da gestação. Com isso, a Instituição promove a informação e a troca de experiências que ajudam a elevar a autoestima das mulheres atendidas.

“Foi muito importante para a gente participar desta palestra porque esclareceu muitas dúvidas em relação à dengue, chikungunya e zika. É um aprendizado a mais, ficar por dentro assunto, tirar as dúvidas sobre as doenças e os cuidados que devemos ter”, afirmou Elaine Collodetti, que participa do programa socioassistencial da Entidade.

Em Vitória, ES, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 1560 – Inhanguetá. Para outras informações, ligue: (27) 3232-3256.

Leia também:

Fora, dengue! Crianças da LBV reforçam atitudes contra mosquito transmissor
LBV realiza ações lúdicas de combate ao Aedes aegypti

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas