No mês do livro infantil, Escola da LBV dá início ao Projeto Leitura em Taguatinga

O objetivo é despertar o interesse pela leitura de forma lúdica e educativa

Karina DamettoCrianças são recepcionadas pelas professoras caracterizadas.

Taguatinga, DF — Ler, conhecer históricas, viajar por lugares reais e imaginários… A leitura desenvolve várias habilidades, e é importante que seja inserida o quanto antes na vida das crianças. Pensando nisso, a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, mantida pela LBV em Taguatinga, dá início neste mês de abril — quando se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil — ao Projeto Leitura, que acontecerá durante todo o ano. Conforme as ações forem acontecendo, você vai ficar sabendo de tudo por aqui, no Blog da LBV.

“O Projeto Leitura acontece anualmente aqui na escola, valorizando a importância da leitura na educação infantil, que é esse momento de descoberta. Cada ano nós escolhemos um tema para trabalhar no projeto, e esse ano serão os contos infantis tradicionais”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola da LBV, Náira Naves.

Para realizar a abertura do projeto, os educadores se caracterizaram como personagens infantis e bem cedinho receberam os pequenos desta forma. “Na educação infantil, aprende-se muito com a vivência, com o visual, com o toque. É importante tirar do livro os personagens para que as crianças tenham essa vivência no concreto, no real. Conviver com as histórias e ter essa magia toda é importante para que eles passem a gostar e queiram aprender mais, queiram ler, tenham esse interesse despertado”, destacou a professora Elvira Izídio.

Karina DamettoMomento de contação de história na Escola da LBV em Taguatinga. A ação faz parte do projeto Leitura, promovido durante todo o ano com as crianças e as famílias atendidas pela Instituição.

“O projeto todo é feito nos passos do MAPREI, que é o método próprio da LBV, que compõe a Pedagogia do Afeto”, explicou a coordenadora Náira Naves. Essa Pedagogia é voltada às crianças de até 10 anos de idade e compõe, juntamente com a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a linha educacional da LBV, um dos diferenciais do nosso trabalho, que visa formar Cérebro e Coração.

Além disso, serão realizadas diversas ações para incentivar o hábito da leitura entre a garotada: “Em seguida, a contadora de histórias, durante suas aulas, irá trabalhar com as crianças também, a exemplo de um caça gravura pela história, onde as crianças poderão ter o contato direto com os livros, escolhendo quais os que elas mais gostam de ler, trabalhando a importância do cuidado, para que esse livro possa passar depois para outras crianças”.

Karina DamettoAo finl da ação, nada melhor do que registrar mais este momento feliz vivenciado pela garotada, não é mesmo?

A família também será envolvida nesse processo, como explica a coordenadora pedagógica: “Logo mais daremos início à ciranda dos livros, onde cada criança poderá levar para sua casa um livro para ler junto com a família. Em seguida, quando esse livro retornar para a professora, ela faz toda essa socialização, junto com a turma, também trabalhando a história lida em casa”. A pequena Sofia, de 5 anos, contou entusiasmada sobre o tema: “Ler é muito bom para poder aprender”.

Em Taguatinga, DF, a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizada na Colônia Agrícola Samambaia. Chácara 40 Lotes 1 e 2, telefone para contato (61) 3410-6025.

Colaboração: Karina Dametto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas