Taguatinga, DF — Ler, conhecer históricas, viajar por lugares reais e imaginários… A leitura desenvolve várias habilidades, e é importante que seja inserida o quanto antes na vida das crianças. Pensando nisso, a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, mantida pela LBV em Taguatinga, dá início neste mês de abril — quando se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil — ao Projeto Leitura, que acontecerá durante todo o ano. Conforme as ações forem acontecendo, você vai ficar sabendo de tudo por aqui, no Blog da LBV.
“O Projeto Leitura acontece anualmente aqui na escola, valorizando a importância da leitura na educação infantil, que é esse momento de descoberta. Cada ano nós escolhemos um tema para trabalhar no projeto, e esse ano serão os contos infantis tradicionais”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola da LBV, Náira Naves.
Para realizar a abertura do projeto, os educadores se caracterizaram como personagens infantis e bem cedinho receberam os pequenos desta forma. “Na educação infantil, aprende-se muito com a vivência, com o visual, com o toque. É importante tirar do livro os personagens para que as crianças tenham essa vivência no concreto, no real. Conviver com as histórias e ter essa magia toda é importante para que eles passem a gostar e queiram aprender mais, queiram ler, tenham esse interesse despertado”, destacou a professora Elvira Izídio.
“O projeto todo é feito nos passos do MAPREI, que é o método próprio da LBV, que compõe a Pedagogia do Afeto”, explicou a coordenadora Náira Naves. Essa Pedagogia é voltada às crianças de até 10 anos de idade e compõe, juntamente com a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a linha educacional da LBV, um dos diferenciais do nosso trabalho, que visa formar Cérebro e Coração.
Além disso, serão realizadas diversas ações para incentivar o hábito da leitura entre a garotada: “Em seguida, a contadora de histórias, durante suas aulas, irá trabalhar com as crianças também, a exemplo de um caça gravura pela história, onde as crianças poderão ter o contato direto com os livros, escolhendo quais os que elas mais gostam de ler, trabalhando a importância do cuidado, para que esse livro possa passar depois para outras crianças”.
A família também será envolvida nesse processo, como explica a coordenadora pedagógica: “Logo mais daremos início à ciranda dos livros, onde cada criança poderá levar para sua casa um livro para ler junto com a família. Em seguida, quando esse livro retornar para a professora, ela faz toda essa socialização, junto com a turma, também trabalhando a história lida em casa”. A pequena Sofia, de 5 anos, contou entusiasmada sobre o tema: “Ler é muito bom para poder aprender”.
Em Taguatinga, DF, a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizada na Colônia Agrícola Samambaia. Chácara 40 Lotes 1 e 2, telefone para contato (61) 3410-6025.
Colaboração: Karina Dametto