Mesacast Social: Trilhas e Pontes na Assistência Social

No próximo dia 26 de setembro de 2025, das 10h às 12 horas, a Legião da Boa Vontade realizará a 5ª edição on-line do Mesacast Social, em formato on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube (@LBVBrasil). A iniciativa, que integra as comemorações dos 75 anos da Instituição, terá como tema: “Percursos Socioeducativos: Trilhas e Pontes na Construção de Caminhos Transformadores”. O encontro é direcionado a trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, educadores sociais, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área.

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a NOB/SUAS ressaltam o planejamento estratégico como essencial para a gestão qualificada, no qual os percursos socioeducativos se consolidam como ferramentas que organizam o trabalho com os diferentes públicos, possibilitando aquisições aos usuários a partir de eixos previamente definidos, aplicáveis a todas as faixas etárias. Na LBV, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os percursos já são referência para planejar, executar e avaliar atividades, exigindo conhecimento dos grupos, clareza de objetivos, propostas articuladas e avaliações contínuas. Em outros serviços, mesmo sem menção direta, há metodologias e objetivos estruturados que cumprem papel semelhante, como os blocos temáticos das ILPIs e as bases norteadoras da socioaprendizagem. 

Com isso, o Mesacast Social tem como objetivo fortalecer o trabalho socioassistencial da LBV e de outras organizações sociais, incentivando o uso dos percursos socioeducativos como ferramenta de planejamento, execução e avaliação. Trata-se de um processo estruturado que promove o desenvolvimento dos usuários, ressignifica vivências negativas e, com base nas potencialidades constrói pontes para superar desafios.

O encontro contará com especialistas que apresentarão como essa metodologia foi estruturada institucionalmente, passando pelas etapas de planejamento, execução e avaliação — sempre com os usuários como protagonistas. Destacam-se:

  • Daiana Kopp – Pedagoga e pós-graduanda em Gestão de Serviços do SUAS, com experiência como educadora social, supervisora técnica e coordenadora de ações humanitárias. Atualmente, atua como especialista técnica e orienta o trabalho teórico-metodológico da LBV.
  • Elainy Rodrigues – Psicóloga, pós-graduada em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela PUC-Minas, é gestora Administrativa Social da LBV em Belo Horizonte/MG.
  • Anderson Garcia – Pedagogo, pós-graduado em Pedagogia Social e mestre em Educação. Atuou na unidade da LBV em Campo Grande/MS e hoje é Supervisor Pedagógico de serviços e programas socioassistenciais da Instituição.

A mediação será de Ellida Barbosa, graduada em Letras, assessora administrativa na LBV e apresentadora voluntária da Super Rede Boa Vontade de Comunicação.

Tópicos em destaque:

  • O que são, afinal, os percursos socioeducativos e como adaptá-los a diferentes serviços e programas socioassistenciais?
  • Onde começa um percurso socioeducativo?
  • A importância do planejamento colaborativo com a participação dos usuários.
  • Planejamento não é sobre encher o tempo com atividades, mas criar espaços para o grupo existir.
  • O que significa participação ativa real e como superar o imediatismo, alcançando resultados progressivos.
  • Encontro VinculAção: a culminância do percurso socioeducativo.

Participe e fortaleça essa rede!

Evento: MesaCast da Legião da Boa Vontade (LBV).

Data: 26 de setembro de 2025 | Horário: das 10 às 12 horas

Tema: “Percursos Socioeducativos: Trilhas e Pontes na Construção de Caminhos Transformadores.”

Para quem: trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, educadores sociais, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática. Transmissão on-line: Canal da LBV Brasil no YouTube (@lbvbrasil)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas