Nova York, EUA — A Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu, nesta segunda-feira, 23, o troféu “O Espírito das Nações Unidas”, entregue anualmente pelo Comitê de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais nas Nações Unidas a representações de missões governamentais, agências internacionais e organizações da sociedade civil que articulam e desenvolvem temas relacionados à Espiritualidade dentro da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na oportunidade, Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, recebeu o troféu e destacou essa importante premiação à Entidade: “A Legião da Boa Vontade foi escolhida justamente por todos reconhecerem o esforço grandioso que a Instituição faz de promover o tema da Paz, em especial, por meio de sua expressiva ação social e educacional, por promover o desenvolvimento sustentável, a liderança solidária e o combate à pobreza. Acreditamos fortemente que a Educação é o caminho para uma sociedade mais justa, inclusiva e altruística. Contudo, esta Educação deve ir além do intelecto, como define o educador Paiva Netto, dirigente da LBV, que criou uma linha pedagógica inovadora* que propõe a união de “Cérebro e Coração”. Precisamos igualmente abastecer os corações de bons sentimentos e valores, de forma a preparar as gerações para enfrentarem as profundas transformações que o mundo exige para sustentar a vida”.
E ainda ressaltou: “Foi uma cerimônia muito representativa, que contou ainda com outro aspecto cultural muito relevante, que foi a presença da Orquestra Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri, do Brasil, que está fazendo um tour cultural nos Estados Unidos e não perdeu a oportunidade de participar desta cerimônia tocando algumas composições de célebres compositores brasileiros. No repertório da Filarmônica, eles escolheram a peça ‘Marcha dos Soldadinhos de Deus’, do compositor Paiva Netto, que encantou a todos os presentes no evento”.
“O clima foi muito bonito, de espiritualidade, a vontade de todas as pessoas de contribuírem para que a espiritualidade, a bondade, realmente esteja no cotidiano das pessoas. E saber que a LBV faz parte disso e eu poder participar junto com a minha orquestra desse evento realmente é uma coisa muito emblemática, importante pra gente e em um lugar tão importante como a ONU. Então, é muito emocionante, as pessoas gostaram muito da apresentação, a música brasileira é muito alegre, inclusive tocamos a música do Irmão Paiva, que também faz parte da história, faz parte dessa legião de compositores renomados do Brasil. Foi uma honra tocar uma música dele, essa linda homenagem para a LBV. Nós estamos muito honrados de fazer parte da Família da LBV, conheço todo o pessoal da comunicação, da parte de arte, a orquestra* linda que vocês têm lá. Para quem não conhece vai lá, aprecia a orquestra que vale a pena, é um trabalho tão bonito quanto o que a gente fez aqui“, destacou o maestro Daniel Martins.
Veja os principais destaques noticiados pela Boa Vontade TV:
Veja mais fotos do evento clicando aqui:
Em várias conferências do organismo, a LBV é frequentemente convidada a apresentar os resultados alcançados com a Pedagogia do Afeto e com a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, que a Instituição adota e aplica em mais de 90 unidades socioeducacionais, em sete países. Essa proposta considera os valores espirituais, éticos e ecumênicos, sem perder de vista uma formação intelectual de excelência, e sua abordagem fundamenta-se na integralidade do ser humano, porque o considera em suas dimensões espiritual, biológica, psicológica e social.
__________________________
* Referindo-se à Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade, composta por alunos, ex-alunos, colaboradores e professores que atuam na Legião da Boa Vontade em São Paulo/SP.