LBV promove roda de conversa sobre gravidez na adolescência

Em Natal/RN, LBV convida ginecologista e obstetra para falar sobre os riscos de uma gestação precoce — tanto para a mulher quanto para o bebê.

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove, por intermédio do programa Criança: Futuro no Presente!, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a participação social e o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de milhares de crianças e adolescentes.

Esta atuação considera a história de vida e as singularidades de cada atendido, por meio de atividades que estimulem o conhecimento, a troca de experiências e a cidadania plena.

Desta maneira, a LBV atua fortemente com as famílias inseridas em seus serviços de conivência e fortalecimento de vínculos, através de ações ativas e proativas, visando o bom relacionamento familiar e a sensibilização de temas tão importante para a vida.

Em Natal/RN, por exemplo, a Instituição promoveu uma roda de conversa sobre gravidez na adolescência com as meninas e os meninos assistidos pela Entidade, abordando os riscos de uma gestação precoce — tanto para a mulher quanto para o bebê.

Aline BezerraDurante a atividade, os adolescentes tiraram dúvidas com a palestrante e prestaram atenção a cada dado apresentado por ela. 
Prejuízos que vão de depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e até aumento da pressão arterial.

Um olhar para a questão

O bate-papo, ministrado pela ginecologista e obstetra dra. Rossana Christine Moura Rebelo, sensibilizou a todos sobre o assunto.

Explica-se: a médica pontou que, em todo o mundo, de acordo com estimativas das Nações Unidas, 14 milhões de crianças nascem de mães adolescentes ao ano em todo o mundo.

Rossana Christiane Moura RebeloNa atividade, os adolescentes receberam orientações sobre gravidez e os riscos de uma gestação na adolescência.
Na América Latina e no Caribe, esse número é de 73,2 por mil nascimentos, quase o dobro dos níveis de outras regiões do mundo (48, 9 por mil). Este índice só é superado pela África, que registra 103 por mil.

“Uma gravidez na adolescência pode trazer riscos tanto para a mulher como ao bebê, tendo em vista que o corpo da menina ainda está em formação para a maternidade, podendo gerar doenças como a anemia, pressão alta no decorrer da gestação e o risco de o bebê nascer com pouco peso, bem como complicações no parto”, orientou.

Não à toa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a gravidez precoce é a segunda maior causa de mortes entre adolescentes de 15 a 19 anos no mundo.

Reflexões

Stefhany Thaís, de 13 anos, atendida pelo serviço de convivência da LBV, enalteceu a iniciativa. Para ela, é muito importante abordar o assunto com todos os adolescentes.

“A roda de conversa tirou dezenas de dúvidas, que tínhamos sobre o assunto”, comentou.

Após a atividade, a dra. Rossana Rebelo parabenizou a LBV por promover encontros com o intuito de promover uma reflexão sobre assuntos tão sérios.

“Gostei bastante de estar com vocês, importantíssimo orientar os adolescentes para que tenham uma qualidade de vida e saibam prevenir a gravidez na adolescência. Nesses momentos, eles aprendem bastante e conhecem o próprio corpo”, enfatizou.

Conheça o trabalho da LBV em Natal

O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas