LBV oferece local seguro para crianças na cidade do Rio de Janeiro

A volta às aulas foi marcada por alegria, entusiasmo e planos para o futuro!

Em meio a tantos desafios enfrentados atualmente pela população da cidade do Rio de Janeiro, principalmente relacionado à violência urbana, a Legião da Boa Vontade vem oferecer a famílias de baixa renda um local seguro para as crianças ficarem em período integral e possam, nos estudos, encontrar uma forma saudável de ter um futuro melhor. 

Localizado na zona norte do Rio, em meio a comunidades de área de risco social, o Centro Educacional José de Paiva Netto representa um porto seguro para essas famílias que lá residem e podem contar com o apoio seguro da Instituição no acolhimento e na educação de seus filhos. A unidade atende em regime integral cerca de 700 alunos e oferece desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, uma grade curricular diferenciada, visando ao desenvolvimento intelectual, ético, de cidadania e de espritualidade ecumênica.

Bruna de Jesus

O retorno às aulas é sempre um momento muito feliz para os alunos da LBV. No último dia 5 de fevereiro, as crianças chegaram animadas para as aulas, num clima contagiante, marcado por muito entusiasmo, alegria, expectativas e felicidade demonstrados por educandos e educadores. Seja conhecendo a nova turma, revendo os amigos mais antigos, revivendo o carinho dos professores, a emoção é a mesma para quem adentra a escola da LBV, pois têm a certeza de que será um ano letivo prazeroso e educativo.

Boas-vindas aos novos e antigos alunos 

Na certeza de que a escola estava pronta e apta a receber com muito carinho e afeto a todos os estudantes, os professores participaram de uma capacitação enquanto os alunos ainda estavam em férias, para recebê-los com mais qualidade, dentro do diferencial da linha educacional da LBV, formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criada pelo educador Paiva Netto.

Bruna de Jesus

Sobre as boas-vindas aos alunos e familiares, a diretora Márcia Quezada explicou: “É importante que façamos toda essa preparação, pois os alunos precisam se ambientar com a escola, não só eles, as famílias também necessitam desse acolhimento. Hoje é o primeiro dia, uma nova adaptação, novos amigos, é o retorno das férias. Então, através das oficinas, dos jogos e das brincadeiras, e também de um horário diferenciado, onde os pais podem acompanhar juntos, dentro das salas essa adaptação para que possam depois trabalhar com segurança”

Todos os anos, a escola tem novidades para oferecer aos alunos: “foi uma preparação bem intensa. A novidade esse ano é que ampliamos a colocação de datashow em outros ambientes: no laboratório, biblioteca, sala de dança, sala de judô. Tivemos reformas no segundo andar, que foi todo revestido de pastilhas. Reformas nos materiais pedagógico das crianças, a limpeza dos ambientes, a reformulação do cardápio de acordo com a necessidade dos nossos alunos. A parte pedagógica com as oficinas e a ambientação dos pais e alunos é a formação do cidadão. O nosso objetivo é formar esse cidadão ecumênico na nossa escola, através da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico”, destacou a diretora. 

Acolhimento aos pais e responsáveis

Os pais também foram acolhidos e recepcionados com o mesmo afeto, fazendo com que sintam-se seguros e apoiados porque seus filhos estão apoiados pela equipe técnica da LBV.  A mãe Elizabeth Vieira Xavier Sobrado tem dois filhos na LBV, Emily Silva Sobrado, 1 ano, no berçário 1 e Davi, 5 anos, no pré. Mas o Artur, que atualmente tem 18 anos, também já foi aluno da escola: “conheci [a LBV] há 18 anos, através de uma amiga, me inscrevi e consegui a vaga para o Artur. A LBV para mim é uma mãe, meus filhos sempre foram bem tratados. Eu não me vejo sem a LBV. Eu posso deixar, sair, trabalhar tranquila porque sei que todos eles são bem tratados”.

Bruna de Jesus

Alunos começam a construir sua história na escola

Maria Eduarda Belford, 11 anos, vai para o 7º ano. Sobre seus planos, ela disse: “espero me dedicar mais aos estudos, fazer novos amigos, aprender, porque a LBV é uma ótima escola. Gosto muito de estudar aqui, fiz muitos amigos aqui”. O jovem João Pedro Ferreira, 9º ano, espera passar de série: “a escola é muito boa, [preciso] estudar mais para passar, é isso que eu espero. Estudo há dez anos na LBV. As lembranças que levarei daqui são as brincadeiras que os professores fazem, as aulas, é isso”. 

Bruna de Jesus

Andressa Vitória Almeida Ferreira, 11 anos, que ingressou em 2017, gosta muito da escola: “arrumei bastante amizades novas. Foi muito legal ano passado e esse ano com certeza vai ser também. Gostaria de ter novos amigos, aprender mais”. Para Thainara Rafaela Lemos, de 13 anos, o ensino da escola é muito excelente: “gostei da escola desde a primeira vez que vim. Espero tirar notas boas e alcançar os meus sonhos. A LBV traz bons ensinos, tudo isso me incentiva”.

Kit Pedagógico e uniforme

No dia 23 de fevereiro, a LBV vai realizar, a todos os alunos, a entrega do kit pedagógico, formado por material escolar e uniforme completo, dentro da campanha Criança Nota 10!. Em todo o Brasil, mais de 22 mil crianças e adolescentes serão beneficiados com esta ação, que tem o apoio da povo brasileiro.

Cada kit é composto por cadernos, sulfite, canetas, lápis, borrachas, apontadores, régua, estojo, dicionário, lápis de cor, hidrocor, mochila, entre outros. Além disso, a LBV oferece o uniforme para as crianças frequentarem as atividades em suas unidades socioeducacionais.

Visite e colabore com a LBV! No Rio de Janeiro, o Centro Educacional da LBV está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Telefone: (21) 3297-7100.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas