São Paulo, SP — O Centro Comunitário de Assistêncial Social Dr. Osmar Carvalho e Silva, da LBV, promoveu nesta quarta-feira, 1º de março, uma oficina gratuita de Esperanto, em parceria com a Associação Paulista de Esperanto (EASP).
O objetivo da atividade foi despertar o interesse da comunidade local em aprender o idioma, considerada a língua universal e é usado em viagens, intercâmbios culturais, congressos mundiais, na literatura, no ensino de outras línguas, na televisão, na internet e em transmissões de rádio.
O encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira parte, houve uma palestra sobre a origem, o valor e as ações para a propagação do esperanto no mundo, contando a história do idioma e de seu criador Lázaro Luiz Zamenhof (1859-1917). Foi ministrada pelo professor e doutor Paulo Sérgio Viana, renomado escritor e tradutor esperantista, amigo de longa-data da LBV e atual vice-presidente da EASP.

Já na segunda parte, o professor José Roberto Tenório da Silva aplicou um curso relâmpago bem interativo e dinâmico sobre a gramática. A oficina foi apenas uma apresentação da língua e quem tivesse interesse teve a oportunidade de se inscrever em um curso básico promovido pela EASP, na Lapa, aos sábados.
{glf nid:72771}
Em um estande, eles expuseram clássicos da literatura brasileira e mundial traduzidos para o esperanto para que todos pudessem conhecer. Entre os livros expostos, estava o best-seller do escritor Paiva Netto “Reflexões da Alma”, na língua internacional.
A oficina foi um sucesso e contou com a presença de 40 pessoas de todas as idades e, ao final, foram entregues certificados de participação e houve um sorteio de brindes já treinando os números em esperanto.