Volta Redonda, RJ — O envelhecimento da população mundial no século 21 é um fenômeno que não pode ser ignorado. No Brasil, a tendência é a mesma. Estima-se que 11% da população esteja acima dos 60 anos.
O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da LBV, em Volta Redonda/RJ, investe na qualidade de vida, na saúde e na proteção integral dos idosos em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e/ou social, garantindo os cuidados necessários promovendo atividades que têm funções proativas e preventivas para que possam enfrentar de forma saudável e tranquila as dificuldades naturais decorrentes da idade avançada.
Para isso, oferece, gratuitamente, diversos atendimentos para garantir uma velhice mais ativa, saudável e feliz aos 80 idosos amparados na unidade da LBV, com assistência individualizada de acordo com a necessidade de cada um. São três modalidades que a LBV atua: Longa Permanência, Centro-Dia e Grupo de Convivência.
Qualidade de vida, saúde e proteção integral dos idosos
Dentre os diversos cuidados oferecidos no Lar da LBV, destaca-se a Fisioterapia, que possui uma estrutura de excelência com espaço e equipamentos para a reabilitação dos idosos na própria dependência do Lar.
Atendida no sistema de Longa Permanência há quatro meses, a sra. Maria Jacira Santos, de 85 anos, recebeu uma cadeira de rodas nova. Ela chegou com um quadro muito grave de artrose e relata que melhorou muito com o tratamento fisioterápico: “o tratamento é muito bom. Depois que fiz fisioterapia melhorei bastante, porque tenho artrose, osteoporose nas pernas e não consigo ficar em pé. Com a fisioterapia melhorou, já firmo um pouquinho. Tenho muitos amigos idosos. Vou para sala fazer artesanato, recebo cuidado e carinho das enfermeiras. Agradeço à LBV por essa cadeira de rodas nova“.
Vindo do Piauí quando criança para o Rio de Janeiro, o sr. Luiz Gonzaga, de 82 anos, trabalhou por muitos anos na indústria e, agora, na melhor idade, há um ano, é um dos internos da LBV. Devido a um acidente, ele ficou paralisado nas pernas e a fisioterapia tem feito muito bem a ele: “estou feliz, aqui é minha casa. A cadeira de rodas é novinha, é uma beleza. Agora eu dou um empurrão e ela vai embora (risos). A minha gratidão por todos, pela LBV, pelos irmãos que prestam caridade e todos que labutam aqui, porque oro por todos, pelo Irmão Paiva Netto, que conheci quando ele tinha 20 anos”, disse.
Atendimento com acolhimento, respeito e amor!
Márcio Brum, gestor social da LBV, fala do investimento na aquisição das novas cadeiras de rodas: “foi um grande investimento que a Legião da Boa Vontade fez aqui em Volta Redonda, visando sempre uma melhor qualidade de vida dos atendidos, prestando mais esse serviço aos que necessitam da cadeira de rodas, pois já estavam bem antigas. É um material de alta qualidade, pensando sempre no atendimento de excelência aos usuários”.
Ao detalhar como era sua vida antes de ser amparada pela LBV, a senhora Ana Vera Pereira, de 79 anos, destacou emocionada: “mudou muito a minha vida. Eu estava me sentindo muito desamparada, não estava vivendo. Depois que cheguei aqui comecei com os exercícios na fisioterapia, com movimentos de braços e pernas e outras atividades, como artesanato, a música, me entusiasmei e tenho até vontade de aprender a tocar violão. Agora me sinto melhor, com mais autoestima. Meus vizinhos ficaram até surpresos de como ganhei peso, passei a me alimentar porque eu não queria comer. Agradeço muitíssimo à LBV, estou me sentindo bem, minha autoestima cresceu porque eles me valorizam. Eu só tenho que agradecer à LBV. Nunca na minha vida me senti tão bem”.
Além de todo esse amparo necessário, colaboradores internos, parceiros e voluntários da LBV dedicam a esses idosos tempo, carinho, afeto, uma palavra amiga, afinal são pessoas que passaram por muitas dificuldades e hoje alguns estão longe de suas famílias. Na LBV, o respeito e o amor estão em primeiro lugar!
Continue colaborando com a LBV e ajude a mudar a realidade de muitas pessoas. Você ajuda, a LBV faz!
O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur está localizado na Av. Nossa Senhora do Amparo, 5079 – Santa Rita do Zarur. Telefone: (24) 3344-2100.
Colaboração: Lícia Curvello.