A cidade do Rio de Janeiro — com uma vocação natural para o turismo — possui o maior Aquário Marinho da América Latina, o AquaRio, localizado na zona portuária com visitação pública de nível internacional. Focado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação, possui diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária proporciona entretenimento educativo e lúdico para quem o visita.

Sob o lema “Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza”, pensamento do educador e diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, a Legião da Boa Vontade realiza em suas Escolas e unidades de atendimento, ações educativas como oficinas, palestras e atividades práticas que gerem mudanças de hábitos nos atendidos e alertem sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, bem como cuidar da flora e a fauna.
Por isso, na última segunda-feira, 26, educadores do Centro Educacional José de Paiva Netto, representantes da LBV e da Super Rádio Brasil 940 AM, do Rio de Janeiro, visitaram o AquaRio com o objetivo de estreitar os laços de amizade e firmar uma importante parceria que beneficiará o ensino dos alunos atendidos na Unidade Escolar da LBV.
Investir nas novas gerações para a preservação do planeta

Deborah Machado, da equipe de marketing do AquaRio, que recentemente visitou a escola da LBV em Del Castilho, falou do espaço dedicado à visitação e à educação na formação das novas gerações: “o AquaRio tem não só um equipamento de visitação, entretenimento, mas a nossa maior preocupação é educar para preservar. Nós oferecemos uma visita guiada pelo circuito, temos o tanque de toque, onde todas as pessoas podem ter contato com os animais que ajudamos na conservação. Hoje, o nosso foco é trazer mais escolas para esse espaço, pois acreditamos muito que aqui pode ter uma aula multidisciplinar. Apesar de ser um equipamento de biologia, voltado para a vida marinha, os professores podem aproveitar melhor o nosso espaço”.
Márcia Quesada, diretora da Escola da LBV, apresenta os benefícios dessa parceria para os alunos: “essa parceria vai oportunizar aos professores de Ciências, Geografia e Matemática o trabalho, na prática. Os alunos visitarão o espaço e isso vai trazer o que em sala de aula eles constroem. A vivência, a preservação, a gente vai trazer para cá, numa aula expositiva. Isso vai ser muito bom para os alunos e os professores estão muito empolgados em trazer os alunos para as visitas”.

Bruno Marques, professor de Geografia, disse que no ramo das Ciências podemos abordar diversos aspectos com esse espaço. “O que achei mais importante foi rever nossos hábitos de consumo e o meio que a gente explora os oceanos. Conhecendo esses animais, tenho certeza de que isso vai gerar empatia e todas as crianças vão ter uma vontade a mais de ajudar ou de conhecer os nossos mares. Diversos animais, diversas algas, é tudo importante deles conhecerem, até para saber o que é possível preservar e não é”.
Na Legião da Boa Vontade, esse trabalho socioambiental é constante. Há décadas, a Instituição trabalha temas ligados ao não desperdício da água e de outros recursos naturais, bem como preservação da natureza e o comportamento sustentável, dentro da campanha “A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”.
A partir de agora, a LBV e a AquaRio vão estabelecer uma agenda de visitas para que possam proporcionar aos alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto (localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 – Del Castilho) uma vivência mais real da vida marinha e da importância da preservação da natureza, dos animais, de forma que possam contribuir para a vida na Terra.
Em breve traremos mais informações!