
No curso de gestantes, as integrantes participam de palestras sobre saúde e bem-estar do bebê, sessões de fisioterapia, terapias de apoio e oficinas temáticas, em especial a de Psicologia — ministrada em parceria com a Habitare, organização que presta assistência psicológica a gestantes e famílias com bebês. Também recebem atendimento social e, se necessário, são encaminhadas para outros especialistas.
Presente ao evento, a assistente social sra. Elza Coraini, colaboradora da LBV, fez questão de entregar os kits para as gestantes. Também voluntária da LBV, Elza conta que, ao presenciar o trabalho socioeducativo da Legião da Boa Vontade, passou a ajudar nas iniciativas desenvolvidas no Centro Comunitário. “A minha ajuda aqui é extensiva para qualquer coisa, eles me pediram e eu estou aqui para ajudar vocês. Fui convidada para vir até aqui, vim e me adaptei. Eu gosto daqui e continuarei ajudando”, disse.
Na fase seguinte do programa, que tem início depois do nascimento, as atendidas continuam recebendo o acompanhamento da Instituição, como explica Iara Pereira: “Nós ressaltamos que essa é a metade da caminhada dessas gestantes, porque nós temos o grupo de mães. Elas participam do grupo mensalmente, entre o 2º e o 12ª mês de vida do seu filho, e nesses encontros nós continuamos acompanhando essas famílias, orientando-as e verificando em que condições essas crianças estão”.
Para se inscreverem no programa Cidadão-Bebê as interessadas devem comparecer ao Centro Comunitário de Assistência Social da LBV portando o RG e o CPF delas e de todas as pessoas com quem moram (no caso de crianças que não tenham o RG, pode ser apresentada a certidão de nascimento), um comprovante de residência e o caderninho do pré-natal. É necessário que as mulheres estejam entre o primeiro e o sexto mês de gestação.
Em São Paulo, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Dr. Osmar Carvalho e Silva, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Rudge, 908 — Bom Retiro. Para outras informações, ligue: (11) 3225-4530.