Niterói, RJ — Para estimular a criança sobre a importância de se alimentar bem, conhecer o poder nutritivo dos alimentos, além de despertar a curiosidade e o trabalho em grupo, a Legião da Boa Vontade organizou o “Dia da Culinária”, que faz parte da oficina de Arte e Cultura, promovendo um dia pra lá de especial para as crianças e para os adolescentes que participam do programa Criança: Futuro no Presente!.
A garotada participou de todas as etapas da oficina, experimentou diversos pratos, confeccionou novos cardápios e aprendeu normas de higiene e segurança na preparação dos alimentos.
De toucas, cabelos presos e com a ajuda de um cozinheiro e de uma educadora social da LBV, as crianças soltaram a imaginação e a criatividade na hora de preparar deliciosos canapés. Ah, e não faltaram elogios tanto por parte dos colegas participantes quanto dos educadores e voluntários da LBV, que se encantaram com os pratos apresentados.
Aprendendo a reaproveitar os alimentos
Kailane da Silva Luiz, de 13 anos, adorou fazer os canapés e outros pratos: “gostei de decorar os canapés, deixá-los bem bonitos. Mas o que mais gostei foi o cupcake, porque você reaproveita o bolo que sobrou, esfarela, mistura e faz novos bolinhos. A oficina de culinária tem que ser levada a sério e tudo bem organizado para ter uma boa apresentação, porque culinária é uma arte. Tem que ser bastante criativo e ter paciência, não pode fazer com pressa porque precisa harmonizar o prato”.
Unir a arte da culinária ao bom gosto estético
A jovem Thifani Cristine, também de 13 anos, achou bem interessante unir a arte da culinária com um visual bonito. “O que mais gostei foi que, juntos com meus amigos, fizemos decoração dos canapés, que pode ser feito com torradas e pão de forma. Vale a pena até experimentar em casa. Os cuidados que precisei ter ao fazer esses canapés foram higiene e a decoração, o visual tem que estar bonito também. Aprendi o valor da união, um colega ajudando o outro, isso foi importante. A arte tem a ver com a culinária também, pois mesmo fazendo um canapé, tem que ter um visual bonito para as pessoas sentirem vontade de comer. Espero que outras crianças participem também dessa oficina de culinária nos Centros Comunitários da LBV”.
E nem precisamos dizer que elas experimentaram de tudo, não é mesmo?!
Vale lembrar que em todas as unidades da LBV, a alimentação saudável dos atendidos é acompanhada por nutricionistas e uma equipe especializada para garantir que eles tenham uma qualidade de vida melhor.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Niterói/RJ, está localizado na Alameda São Boaventura, 474 – Fonseca. Telefone para informações: (21) 3628-8660.