Rio de Janeiro, RJ — A Legião da Boa Vontade, por intermédio do seu programa Rede Sociedade Solidária, realizou, no dia 31 de agosto, em parceria com a ONG Correnteza do Bem, uma ação solidária na Ilha do Governador ao entregar cobertores aos moradores da comunidade da Praia da Rosa. A iniciativa faz parte da Campanha Diga Sim!, da LBV, que tem o objetivo de beneficiar famílias com alimentos e cobertores em dezenas de municípios brasileiros.
Ilton Rosa Neto, diretor da ONG Correnteza do Bem, que faz parte da rede de assessoramento da LBV, ressaltou o valor dessa parceria: “Essa parceria veio num bom momento, pois são pessoas que moram perto da maré, que sentem muito frio. E vendo a baixa temperatura que ocorreu nos últimos dias, ficamos preocupados porque têm muitas crianças e idosos que sofrem com o frio. A Correnteza do Bem foi convidada no ano passado a fazer parte da Rede Sociedade Solidária, da LBV, e criou-se um elo de amizade. Começamos a frequentar os cursos de qualificação, onde estamos aprendendo a cada dia com vocês para trazer ao próximo. Os resultados têm sido positivos. Conseguimos nos regularizar e hoje estamos avançando com todo esse assessoramento que a LBV tem nos dado”.
A senhora Irailda Lobo, moradora do bairro que recebeu o apoio da LBV, fez questão de agradecer: “Para mim, é importante porque moro perto da maré, aqui faz muito frio. Foi muito bom o cobertor, uma maravilha. Fico muito agradecida a vocês. Que continuem ajudando e fazendo o bem”.
Quem também destacou a importância de receber o cobertor foi o pequeno Everton de Souza, de 10 anos: “Gostei muito de ganhar o cobertor. Onde moro, na maré, faz muito frio. Na ONG eu brinco, pinto, faço atividades, é muito legal. Vou fazer bom uso do cobertor”.
A senhora Maria José Matos da Silva também ressaltou: “Esse cobertor foi muito bom para mim e para o pessoal aqui da Praia da Rosa”.
Sobre o programa de assessoramento e o que ele vem desenvolvendo junto a organizações parceiras, a articuladora social da LBV, Ângela Verônica Ribeiro Anjo, explicou: “o programa de assessoramento e defesa e garantia de direitos, desenvolvido pela LBV, atua principalmente prestando orientações técnicas e administrativas a entidades e organizações sociais representadas pelas lideranças comunitárias, por meio de assessoramento direto e capacitações e formação aos profissionais que atuam no SUAS, bem como a usuários da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Todo trabalho desenvolvido foi pautado na Resolução CNAS 27/2011, que caracteriza as ações de assessoramento e de defesa e garantia de direitos no âmbito da Assistência Social”.