A Legião da Boa Vontade (LBV) aplica, em seu trabalho socioassistencial, uma inovadora linha pedagógica que lança ao educando um olhar diferenciando, enxergando-o como um Ser espírito-biopsicosocial. Assim, forma “Cérebro e Coração”, como preconiza o criador desse método, José de Paiva Netto. O resultado? Todas as suas Unidades apresentam índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade.
LEIA TAMBÉM:
+ LBV é destacada em homenagem a professores na Câmara Municipal de SP
Na ocasião, a supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, Maria Suelí Periotto, doutoranda em Educação pela PUC-SP, explicou ao público como a LBV trabalha a interdisciplinaridade em sala de aula, a fim de aprofundar conhecimentos sobre a prática da pesquisa e da prática pedagógica entre acadêmicos, técnicos docentes das instituições de ensino superior.
“Foi um grande prazer recebê-los para esse encontro. O diálogo aqui fomentado foi muito bem recebido”, afirmou a mestre e doutora em Educação Ana Lúcia Gomes da Silva, coordenadora de Gestão Acadêmica da UFMS/CPAQ e dirigente do GEPFIF. E completou: “Quando a dra. Ivani nos indicou a professora Suelí, imediatamente abrimos os braços para recebê-la. Para a nossa comunidade escolar, esse encontro representa uma oportunidade para discutir as práticas e as pesquisas pedagógicas.”Agradecemos a participação, para nós foi um presente”.
A pedagoga ainda destacou a visita que fez, recentemente, na companhia da mestre em Linguística Isabel Cristina Ratund, professora de Língua Inglesa e Prática de Ensino da UFMS, ao Conjunto Educacional Boa Vontade — formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto. “Nós conhecemos de perto a Escola. Tudo o que a professora Suelí contou aos professores das redes estadual, municipal e privada de ensino de Aquidauana e região, as práticas, o exercício da docência na Instituição, pudemos visualizar em sua apresentação. Tivemos a oportunidade de constatar isso bem pertinho de vocês, como os professores e as crianças são felizes dentro da Escola”, contou.
Isabel Cristina Ratund também deixou suas impressões sobre a linha pedagógica da LBV, elogiando o seu diferencial. “Há uma integração muito grande entre professores e alunos, parecia uma família. Vi uma empatia e um carinho muito grande entre eles. O método precisa ser apreciado e vivenciado por quem o aplica e, felizmente, tive a oportunidade de visualizá-lo na prática e entendê-lo um poucos mais através da fala da professora Suelí. Desejo que Deus continue abençoando esse trabalho lindo, que vai além do conhecimento e toca o coração de todos, transformando os alunos”, disse.
“Quero deixar uma mensagem para o educador Paiva Netto, que é a pessoa pela qual esse projeto de vida, se assim podemos dizer, vem tendo espaço para crescer e ganhando força. Que todos os professores envolvidos possam atender a toda a beleza dessa proposta que por ele foi um dia pensada e tão bem gerida, a ponto de hoje enxergarmos os frutos que já reproduziram. O nosso abraço a esse educador de coragem, ousado na Educação”, finalizou a doutora em Educação Ana Lúcia.
“Uma visão além do intelecto”
A Pedagogia da Legião da Boa Vontade propõe um modelo novo de aprendizado, aliando valores aos conteúdos pedagógicos. Na Pedagogia do Afeto, o enfoque é sobre as crianças de até 10 anos de idade, aliando sentimento ao desenvolvimento cognitivo dos pequeninos, de forma que carinho e afeto permeiem todo o conhecimento e os ambientes de suas vidas, incluído o escolar.
Na continuidade do processo de aprendizagem, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico é direcionada à educação de adolescentes e adultos, dispondo o indivíduo a viver a Cidadania Ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade planetária.
LEIA TAMBÉM:
+ Uma visão diferenciada para a educação
+ Pedagogia da LBV é destaque em programa da TV PUC