Navegue pela lista de oficinas disponíveis/faça suas escolhas.
Inscrição para o Primeiro Dia: Para cada oficina, existem quatro botões de inscrição, correspondentes aos diferentes horários, nos dois dias (dois horários no dia 01 e dois horários no dia 02). Selecione a oficina desejada para o primeiro dia e clique no botão referente ao horário de 14h30. Em seguida, volte e escolha outra oficina para o mesmo dia, clicando no botão referente ao horário de 16h30.
Inscrição para o Segundo Dia: Continue o processo de seleção de oficinas e escolha as do segundo dia do evento, nos dois horários. Após a seleção das quatro oficinas (duas para cada dia), revise suas escolhas.
Cada oficina possui um número limitado de vagas.
Oficina 1 – A Pedagogia do Afeto como estratégia para inclusão de alunos com TEA: uma visão além do intelecto
A Pedagogia do Afeto, que integra a linha educacional da LBV, conceitua que o desenvolvimento cognitivo das crianças precisa ser iluminado por bons sentimentos. Compreendendo que crianças acometidas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam geralmente dificuldades na comunicação e nas interações sociais, utilizar a Pedagogia do Afeto pode favorecer no fortalecimento de vínculos afetivos, no estreitamento da relação emoção/cognição. A oficina apresentará como as experiências sensoriais podem ser um caminho para a inclusão de alunos com TEA.

- Ana Claudia Monteiro Perez: pedagoga; pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva e em Neuropsicopedagogia; extensão em Transtornos do Neurodesenvolvimento; capacitação profissional em Transtornos de Aprendizagem e no Plano Educacional Individualizado (PEI). É professora em turmas de alfabetização, no Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro/RJ.
- Ana Carolina Quesada: pedagoga; pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional; mediadora escolar com extensão em Neurociência Básica (AVM), em Transtornos do Neurodesenvolvimento e em Transtornos de Aprendizagem. É professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa LBV — Potencializando Habilidades, no Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro/RJ.
Oficina 2 – Fundamentos práticos da educação integral
Proporcionar uma experiência prática e imersiva nos pilares que estruturam a educação integral, que levam em conta o desenvolvimento socioemocional, físico, cognitivo e cultural. O participante vivenciará situações que exigem diversificadas competências, sentindo na pele os desafios da pessoa com deficiência, para a necessária reflexão de nos atentarmos aos estudantes da educação especial e potencializarmos a educação integral.
- Lucas Rafael de Barros: licenciado em História, Geografia e Pedagogia. É professor de História, na rede municipal, e diretor formador e orientador de Projetos Educacionais do Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire, de Capão Bonito/SP.
- Fagner Augusto dos Santos Amancio: licenciado e bacharel em Educação Física;
licenciado em Pedagogia. É professor de Educação Física, na rede municipal, e professor formador e orientador de Projetos Educacionais do Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire, de Capão Bonito/SP.
Oficina 3 – Criando magia na sala de aula: técnicas efetivas para a Educação Infantil
Com base no conhecimento sobre o desenvolvimento da primeira infância, podem ser promovidas na sala de aula estratégias adequadas ao desenvolvimento de cada faixa etária. A partir disso, é possível oferecer suporte para resolução de conflitos, aumentando a autoestima e mais autorregulação.
Grace Blanco: certificada em Liderança na Primeira Infância, dedicou vários anos trabalhando em um programa de aprendizagem pré-escolar financiado pelo governo, nos Estados Unidos. Sua experiência traz uma perspectiva única para a criação de um ambiente de aprendizagem rico e envolvente em que todas as crianças possam prosperar.
Oficina 4 – Práticas Pedagógicas na construção do conhecimento alfabetizador
Pela relevância da Alfabetização (processo de apropriação da “tecnologia da escrita”, do conjunto de técnicas, procedimentos e habilidades necessárias para a prática da leitura e da escrita), desenvolveremos (de forma lúdica e prazerosa) atividades com a intencionalidade de trabalhar os diferentes níveis encontrados numa sala de aula durante o processo de aquisição do código escrito e das habilidades de leitura e escrita.
- Aline Costa Dantas: pedagoga; neuropsicopedagoga clínica e institucional; especialista em alfabetização. É professora do Ensino Fundamental (séries iniciais), no Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
- Elaine Regina Camargo de Almeida: pedagoga;
psicopedagoga clínica e institucional; pós-graduanda em Neuropsicomotricidade; especialista em alfabetização. É professora do Ensino Fundamental (séries iniciais), no Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
Oficina 5 – Passos Seguros: Promovendo o Desenvolvimento Psicomotor na Infância
A oficina abordará a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância (de 0 a 6 anos de idade), explorando a relação entre o aspecto motor, o cognitivo e o emocional. Serão vivenciadas estratégias práticas de estímulo à coordenação motora, ao equilíbrio, à lateralidade e à percepção espacial. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento acerca da psicomotricidade no desenvolvimento global da criança e da aplicabilidade das informações recebidas em atividades e intervenções específicas na promoção de condição saudável e harmoniosa para as crianças.
- Erika Tonetti de Paula Campi: educadora física; pedagoga; psicopedagoga; especialista em Docência do Ensino Superior; e psicomotricista. É diretora escolar do Centro Educacional Moriah, de Guarulhos/SP.
- Anacely Rita da Silva: pedagoga; especialista
em Alfabetização e Letramento; e psicomotricista. É assessora pedagógica do Centro Educacional Moriah, de Guarulhos/SP.
Oficina 6 – O empreendedorismo na educação financeira: valores que deixam marcas para sempre
Uma possibilidade de tornar o aprendizado mais significativo é unir as práticas pedagógicas em educação financeira com o empreendedorismo. Respeitando a faixa etária do aluno, existe um universo de oportunidades, que podem potencializar o aprendizado por toda sua vida. Veremos como um estudante pode demonstrar habilidades diversificadas, relacionadas à culinária, ao artesanato, usando a criatividade, a oratória e o raciocínio lógico-matemático.
- Elysiane Passos de Andrade Santos: pedagoga; pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão, Pedagogia e Psicopedagogia clínica e institucional. É professora no Colégio Jardins, de Aracaju/SE.
- Fagner Araujo Costa: pedagogo; especialista em
Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia; MBA em Educação Empreendedora. É coordenador de Projetos no Colégio Jardins, de Aracaju/SE.
Oficina 7 – A arte do ensino: explorando caminhos da criatividade
Os congressistas terão a oportunidade de imergir em técnicas e estratégias pedagógicas, teatrais e musicais, que podem transformar ainda mais a sala de aula em espaço de descoberta e criatividade. A oficina ainda oferecerá a magia da contação de histórias, na qual a narrativa é porta de novas aprendizagens e de imaginação. Com música, os participantes observarão como harmonias e ritmos podem ser aliados no processo de ensino, tornando as atividades memoráveis e envolventes. Tudo isso entrelaçado a conceitos pedagógicos, transformando o aprendizado em uma jornada divertida e dinâmica.
- Diralice Monteiro de Oliveira: graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. É educadora social no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Araraquara/SP.
- Lara Thereza Ropoli Leite da Silva: pedagoga, com formação em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. É educadora social no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Araraquara/SP.
Oficina 8 – Adaptação de jogos para desenvolver as funções executivas no AEE
Esta oficina propõe despertar um olhar atento do educador para as funções executivas, uma vez que, ao trabalhar com essas habilidades, melhoramos a qualidade de vida social, afetiva e intelectual dos alunos. O objetivo é que os participantes aprendam, de forma lúdica, a adaptar jogos e estratégias de acordo com as habilidades e/ou necessidades a serem desenvolvidas em alunos de diferentes faixas etárias, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
- Maysa Molina Caroni Alves: pedagoga, pós-graduada em Alfabetização e Letramento; graduanda em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar. É professora do Programa LBV — Potencializando Habilidades, na Educação Infantil, na Supercreche Jesus, em São Paulo/SP.
- Jacqueline Lima Duarte de Faria: pedagoga, pós-graduada em
Psicopedagogia Clínica e Institucional e Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. É professora do Programa LBV — Potencializando Habilidades, nas séries iniciais, no Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
Oficina 09 – Laços divertidos: fortalecendo vínculos por meio do Brincar
As atividades da oficina buscam incorporar princípios de aprendizado socioemocional, incentivando a empatia, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, essenciais para uma convivência saudável e harmoniosa, além de incentivar a criatividade, reforçar habilidades de liderança e o aprendizado do trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns. O que se espera é que não apenas sejam fortalecidos os vínculos de uns com os outros, mas também que adquiram ferramentas valiosas para o enfrentamento de desafios futuros e que as usem ao construir relacionamentos significativos ao longo de suas vidas
- Tainá Ramos Teciano: pedagoga; bióloga pela Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação (Fatece) e pós-graduada em Gestão Escolar. Já atuou como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais), na rede de ensino privada, e hoje é educadora social, no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Araraquara/SP.
- Bianca Cristina da Silva: licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); pós-graduada em Gestão Social, Políticas Públicas e Defesa de Direitos. É educadora social no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Araraquara/SP.
Oficina 10 – Criatividade na educação infantil: um olhar musical
Programada para enriquecer o olhar criativo do professor, a oficina oferecerá uma variedade de propostas práticas e divertidas — de jogos musicais interativos a atividades de composição simples —, proporcionando ferramentas para inspirar e nutrir a imaginação das crianças.
- Atalison Gimenes Alves: licenciado em Música; pós-graduando em Educação Musical com Ênfase em Desenvolvimento; especializado em saxofone, clarinete, teoria musical; experiência docente em Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais), bandas e fanfarras. É professor de Música (da Educação Infantil ao 3o ano do Ensino Fundamental), no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP.
Oficina 11 – A importância das atividades recreativas no desenvolvimento integral da criança e do adolescente

Os participantes desta oficina vivenciarão propostas de atividades lúdicas, jogos recreativos e cooperativos, que podem ser realizados dentro ou fora da sala. O objetivo é identificar como estas atividades contribuem para o desenvolvimento psicopedagógico da criança e do adolescente
- Ricardo dos Santos Santiago: licenciado em Educação Física; pós-graduado em Atividade Física Adaptada à Saúde. É professor de Educação Física no Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
- Vitor Corrêa Ramos: licenciado e bacharel em Educação Física; pós-graduado em Educação Física Escolar. É professor de Educação Física (Ensino Fundamental) do Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
Oficina 12 – Foco e atenção: a Música pode ajudar!

A música pode acalmar, alegrar, elevar, emocionar, tocar e sensibilizar. E ela favorece a disciplina e estimula a coordenação motora, o foco, a atenção e a concentração. A proposta da oficina (dinâmica e divertida) é apresentar estratégias que utilizam músicas/sons variados que possam apoiar os educandos no alcance de seus objetivos pedagógicos e cognitivos.
- Jeniffer Lander da Silva e Silva de Souza: graduanda em Pedagogia. É professora da Educação Infantil no Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro/RJ.
- André Luiz Fernandes Almeida Machado: graduando em Música (Licenciatura). É instrutor de Música e responsável pelo Coral Infantojuvenil, no Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro/RJ.