Um estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual mostrou que os idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição do que os pacientes adultos. A pesquisa analisou 950 pacientes, entre homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, internados no Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual.
Após a análise dos dados sobre peso e altura para determinar o Índice de Massa Corpórea dos idosos, de acordo com o especificado pela Organização Mundial da Saúde, o resultado apontou que 46,3% dos casos tinham risco de desnutrição. Nos pacientes com mais de 60 anos, o risco foi de 53%. Nos adultos, o índice chegou a 23%.
A nutricionista Erica Moura Fernandes, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital do Servidor, explica que o risco de desnutrição nos idosos é maior porque eles costumam desenvolver problemas de coração a partir dos 60 anos de idade. “São vários fatores que interferem no aparecimento da desnutrição, como baixa ingestão de alimentos, complicações relacionadas a doenças cardiovasculares, idade avançada e perda de peso involuntária”, disse.
O fato de viverem sozinhos também interfere na nutrição, pois muitos idosos são responsáveis por comprar seus próprios alimentos e prepará-los. A viuvez também contribui para uma má alimentação, já que o quadro pode levar à depressão. Tal estado emocional diminui a fome.
Erica ressalta que os pacientes chegam ao hospital bastante debilitados. “Normalmente os cardiopatas chegam a enfartar ou a ter complicações, geralmente porque não têm uma alimentação adequada. Quando chegam ao hospital são submetidos a uma dieta diferente, com pouco sal e restrições, o que interfere na aceitação alimentar”.
As informações são da Agência Brasil
PROMOVENDO UMA TERCEIRA IDADE MAIS SAUDÁVEL
A Legião da Boa Vontade (LBV) valoriza o idoso, considerando sua história de vida e identificando oportunidades para que vivenciem a terceira idade de forma saudável e feliz. Em seus lares, a Instituição oferece todo o suporte e o cuidado, garantindo alimentação balanceada e saborosa, atividades físicas regulares de acordo com a necessidade do atendido, área de lazer onde podem, inclusive, ter contato com a natureza, além de assistência médica e atendimento social, junto aos familiares.
Além disso, a LBV desenvolve o programa Espaço de Convivência, que promove atividades que respeitam e valorizam suas experiências, oferecendo aos jovens da melhor idade um espaço saudável voltado ao diálogo, ao fortalecimento da cidadania e à garantia de seus direitos. Os jovens da melhor idade participam de palestras educativas, passeios culturais e de lazer, além de atividades que despertam conhecimentos e os fazem sair da rotina.