Niterói, RJ — A Legião da Boa Vontade valoriza o idoso, considerando sua história de vida e identificando oportunidades para que vivenciem a terceira idade de forma saudável e feliz. Por isso, na Instituição, os jovens da melhor idade, participam de palestras educativas, passeios culturais e de lazer, além de atividades que despertam conhecimentos e os fazem sair da rotina compartilhando suas experiências de vida.
Pensando nisso, no último dia 21 de setembro, as senhoras atendidas pelo programa Vida Plena*, do Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, de Niterói, participaram de um passeio ao Museu do Amanhã, localizado no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo oportunizar atividade de lazer, integração, troca de experiência e muita descontração para as participantes. Tudo isso resultou na socialização, acesso à cultura, valorização e realização pessoal, fortalecendo a autoestima delas, inserindo-as na sociedade, visto que muitas nunca tiveram a oportunidade de visitar um museu. Além do passeio, elas receberam lanche, participaram de uma apresentação de dança de salão e uma série de atividades especiais.
Raquel Cunha, assistente social da LBV, detalha a importância de atividades como essas, para as idosas: “a partir do momento que compartilham experiências, elas criam um vínculo maior com um assunto comum a todas, que permite maior intimidade, contribui para integração, fortalecendo a amizade e a cumplicidade entre elas, afinal, a LBV se torna a sua segunda família. Elas precisam se sentir acolhidas nesse espaço, sentir que são parte dele e passeios como esse mostram o quanto nos preocupamos com elas. Essas atividades prazerosas proporcionam momentos únicos e acredito termos atingido esse objetivo, pois as idosas ficaram encantadas”, concluiu.
Em Niterói, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, LBV, está localizado na Alameda São Boaventura, 474 – Fonseca. Telefone: (21) 3638-8660.
____
*O programa Vida Plena atende idosos com idade igual ou superior a 60 anos e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, prevenindo a ocorrência de riscos pessoais e sociais, bem como a ampliação de acesso aos direitos e serviços.