Belo Horizonte, MG — A LBV levou o circo até as crianças. Isso mesmo! Por meio do projeto Mundo Mágico do Circo, os meninos e meninas participaram de atividades que resgatam a história da milenar arte circense trabalhando o lado lúdico e educativo.
Durante o mês, a garotada que nunca assistiu a um espetáculo circense fez pesquisas, assistiu a diversos vídeos e, em rodas de conversas, compartilhou o aprendizado, além de realizar algumas atividades, como: brincadeiras com bambolê, malabares, entre outras. E no dia 27/03 quando é comemorado o Dia do Circo no Brasil (em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin) os atendidos foram conhecer a Escola do Circo do Ribeirão e participar de algumas oficinas oferecidas no local.
A idealização da construção da Escola do Circo começou há 20 anos. Sendo professor de escola pública, tendo formação em circo, eu decidi que iria construir uma escola adaptada para a criança, com projetos voltados para o circo e a educação. E, a partir de 2016, passamos a ofertar Oficinas culturais para crianças carentes de Ribeirão das Neves, além de realizar espetáculos abertos à população. O circo hoje é tratado na educação como um macro campo, tanto na área de esporte quanto na área de artes, ele faz parte do aprendizado”, afirmou o coordenador e professor Moisés Costa Macedo.
Desta forma, a escola oferece Oficina de Circo com malabares, pernas de pau, tecido, acrobacias com bambolê, manipulação de bonecos, teatro, interpretação, música, alguns instrumentos de percussão. Além das modalidades esportivas, que incluem o judô, a capoeira, o taekwondo e o balé infantil.
Sobre a participação das crianças da LBV na Oficina, a educadora social da Instituição Vânia Cruz de Melo ressaltou que “foi um prazer imenso ver as crianças escrevendo anteriormente as cartinhas e, no dia da visita, entregando a cada um deles, ouvindo atentamente a história do circo e depois a alegria de cada um ao se ‘aventurar’, com o auxílio dos professores, em algumas das modalidades da escola”.
E o que disse a garotada? A pequena Maraísa Santos, 8 anos, era pura alegria e entre risos, contou: “Eu aprendi virar cambalhotas e fazer estrelinha. Também equilibrei no pano, brinquei com bambolê e gostei muito dos palhaços. Ah! Tinha também um ajudante de mágico, foi divertido!”. Ricardo Daniel, de 9 anos, foi ainda mais detalhista: “Eu gostei mais porque consegui andar de perna de pau, me senti lá no alto, equilibrei com a ajuda deles. O circo é muito legal, eu quero ir de novo! Tinha palhaços, aqueles que andavam na corda, os que faziam malabarismo e a menina que rodava no bambolê. Eles contaram a história, o circo é uma coisa antiga e eu achei legal”. Ufa, quantas coisas!
“Foi muito bom receber as crianças da LBV! Não somente eu, mas os outros professores também ficamos encantados com o projeto da LBV. E o carinho nas cartinhas das crianças? Elas chegaram com as cartinhas em mãos, foi uma surpresa pra gente. As portas estão sempre abertas para todas as instituições que têm um trabalho sério, como é o caso da LBV“, enfatizou o coordenador Moisés.
Por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, a LBV proporciona a crianças e adolescentes de 6 anos a 14 anos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade, oficinas nas áreas de esporte, música, brincadeiras, artesanato e cidadania ecumênica, além de alimentação, material escolar e uniformes. Pedagoga, educadores sociais, assistente social e psicóloga acompanham os atendidos.
Na capital mineira, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.