Especialista em voz orienta idosos atendidos pela LBV sobre saúde vocal

A fonoaudióloga Mariela Parolini orientou o grupo sobre a importância de manter a saúde da voz em dia

Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade proporcionou aos idosos atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social, por meio do programa Vida Plena, um encontro com a fonoaudióloga Mariela Parolini, especialista em voz com atuação em telejornalismo, oratória e media training.

Mônica MendesMariela Parolini é fonoaudióloga, especialista em voz com atuação em telejornalismo, oratória e media training e participou de uma atividade especial com o grupo da terceira idade em comemoração ao Dia Mundial da Voz.

De forma bastante interativa, ela orientou o grupo sobre a importância de manter a saúde da voz, passou um vídeo sobre o funcionamento das pregas vocais, explicou sobre os problemas que interferem na qualidade da voz e no final ensinou vários exercícios que, quando realizados de forma correta e frequência necessária, produzem saúde vocal.

Mariela orientou sobre a necessidade de conhecer os problemas mais comuns da voz entre os idosos. “A voz começa a ter uma perda pela própria idade. Então, precisamos observar nos idosos como está a voz, a pronúncia das palavras, a deglutição e a audição. É o cuidado vocal de fazer exercícios antes, para que a gente tenha uma vida da voz por mais tempo, que não seja aquela voz que vai ficando débil. O cuidado com as articulações das palavras para que a voz saia melhor, para que as pessoas compreendam melhor o que se fala”. 

Para evitar ou minimizar os problemas comum nesta faixa etária, aconselhou: “É importante procurar um fonoaudiólogo o mais cedo possível. Nós temos uma musculatura que precisa aprender a ser usada. Você já viu que tem criança rouca? Certamente desde cedo já está fazendo abuso vocal. Então, se nós entendermos que temos que cuidar da nossa voz, fazer exercícios para mantê-la, teremos uma vida útil da nossa voz por muito tempo”.

Sobre a influência dos aspectos emocionais, a especialista alertou: “O que faz a produção da voz são vários músculos. Se esses músculos estão tensos, se o meu emocional leva a uma tensão muscular, isso vai alterar a minha voz. Então, o aspecto externo vai interferir diretamente na minha musculatura. Se eu souber lidar com estas situações externas com inteligência emocional, se eu souber liberar a musculatura fazendo alongamentos, exercícios vocais corretos, o efeito na minha voz será menor”.

Aprendizado

E os idosos gostaram muito. Veja o que disse a senhora Eunice Augusta Neves, 77 anos: “A palestra foi maravilhosa! Eu tirei as dúvidas que eu tinha. Ela ensinou muitos exercícios, como descansar a voz, respirar direito e que se a gente tiver os cuidados envelhece com uma voz saudável, foi muito instrutiva. O que eu não aprendi na mocidade, estou aprendendo agora. Encontrei a LBV que nos acolhe, nos dá segurança, tudo que é bom eu encontrei na LBV. Bendita a hora que eu vim para cá! ”

Viviane de OliveiraIdosos atendidos pela LBV participam de palestra sobre a qualidade da voz

Sobre a iniciativa da Instituição de conscientizar os idosos atendidos sobre este tema, a fonoaudióloga ressaltou: “Esta iniciativa é fantástica porque há um cuidado com o biopsicossocial, a preocupação que vocês têm é com o ser humano. E o ser humano se expressa, se essa expressão dele for ficando cada vez mais débil, isso vai interferir na qualidade de vida dele. O idoso precisa ser compreendido na sua maneira de falar. Mas, se a voz dele não tiver uma qualidade que chame a atenção do outro, isso pode impactar na qualidade de vida de forma prejudicial”.

Oficina de Música

Realmente, a Legião da Boa Vontade se preocupa com o bem-estar de todos os atendidos, por isso oferece a eles oportunidades de participar de atividades pertinentes às diversas áreas do saber. Na Oficina de Música, por exemplo, os idosos atendidos no programa Vida Plena realizam exercícios que aguçam mais a percepção, que trabalham e estimulam a sensibilidade musical ensinando também sobre articulação e respiração, que são conceitos bastante abordados na fonoaudiologia.

Viviane de OliveiraExercícios para manter a voz saudável

“Nós procuramos trazer elementos para que eles percebam a música de uma forma diferente. A gente canta, dança, faz exercícios de ritmo, traz a música para o corpo de forma que traga qualidade de vida. O objetivo é este: que todos façam música, que se percebam como grupo e levem para casa um pouco desta bagagem obtida aqui”, afirmou o instrutor musical da LBV, Lucas Viana.

O instrutor ressalta também a importância da música em grupo: “O canto é uma linguagem que a gente vai comunicando sentimentos, é uma habilidade inata e é um grandioso ato de se expressar. E quando temos a oportunidade do canto em grupo, tem o convívio social e a somatória das vozes. E é legal também provarmos que sempre é possível aprender, desde que tenha vontade e que seja guiado para aquilo”.

Na LBV, saúde é coisa séria!

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Na capital mineira, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Telefone: (31) 3490 – 8101.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas