Espaço da LBV dedicado à Natureza completa 15 anos

Para celebrar a marca, o Jardim Botânico José de Paiva Netto, em Glorinha/RS, ganhou mais 15 espécies de árvores.

O Jardim Botânico José de Paiva Netto é uma extensa área de preservação ambiental, com diversas árvores nativas e frutíferas, localizado nos 88 hectares do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Glorinha, conhecido, não à toa, como Templo da Natureza e da Criança.

Inaugurado em 29 de junho de 2006, portanto, há 15 anos, o espaço ganhou — adivinhe? — mais 15 mudas das espécies jacarandá, plátano, quaresmeira, erva mate e jatobá. A iniciativa também fez parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente.

Liliane CardosoPara celebrar os 15 anos do Jardim Botânico José de Paiva Netto, a LBV convidou a bióloga Cecília Schuler Nin e a engenheira agrônoma Letícia Rolim Vianna, além de três crianças atendidas (representando todos os demais participantes dos serviços sociais da Entidade em Glorinha), e plantou mais 15 mudas, estendendo o catálogo de árvores do espaço.
A cerimônia foi acompanhada pela equipe local da LBV, três crianças (representando todos os atendidos pela Unidade) e pela bióloga Cecília Schuler Nin e a engenheira agrônoma Letícia Rolim Vianna, profissionais da área ambiental que ajudarão na catalogação das plantas e árvores do local.

Liliane CardosoAo lado de uma das crianças atendidas pela LBV, a bióloga Cecília Schuler Nin realiza plantio de árvore no Jardim Botânico José de Paiva Netto. A ação celebrou os 15 anos do espaço, localizado no Centro Comunitário de Assistência Social em Glorinha.

Todos os participantes seguiram as recomendações das autoridades médicas e governamentais, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento de 1,5 metro por pessoa, assim como o uso de máscara, luvas, álcool em gel 70%.

“O convite nos honra muito, foi um enorme prazer. Esse Jardim Botânico é tão lindo, tão diverso! Eu ajudei a plantar a quaresmeira, uma espécie muito linda, muito frondosa, nativa do Rio Grande do Sul, da Mata Atlântica. Foi muito interessante fazer esse plantio com uma criança, é um espaço que tem muito potencial para a gente explorar a questão da conservação, da conscientização ambiental”, disse Cecília Schuler Nin. Ela é bióloga com mestrado em Ecologia, analista ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, Divisão de Unidades de Conservação, do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Liliane Cardoso    
Sobre esta extensa área de preservação, Letícia Rolim Vianna, analista ambiental e gestora da APA do Banhado Grande, divisão de Unidades de Conservação, do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, afirmou:

‘É muito importante esse trabalho da LBV, a gente está bem próximo da região metropolitana, que tem poluição, e aqui a gente tem um ambiente bastante natural. Vocês recebem muitas crianças, podem multiplicar essa ideia de conservação e a preocupação com a natureza, principalmente pelo aspecto da educação ambiental que é muito importante, é isso que vai fazer o mundo mudar a longo prazo”.

Graças ao Jardim Botânico, a LBV intensifica suas ações socioambientais, reforçando a urgente necessidade de mudança de comportamento, a fim de preservar os recursos que a Natureza oferece. Essa conscientização também ocorre por meio de palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

O espaço foi inaugurado em 2006, em homenagem aos 50 anos de trabalho do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, na Causa da Boa Vontade.

Em Glorinha, RS, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da LBV, está localizado na RS 030, Km 19, parada 119 — Guabiroba. Para outras informações, ligue: (51) 3487-2600.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas