
Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade proporcionou a meninas e meninos atendidos no programa Criança: Futuro no Presente! uma Oficina de Arte em comemoração ao Dia Mundial do Desenhista (15 de abril). O convidado especial para conversar com a garotada foi o ilustrador, caricaturista e chargista Quinho, que atua no Jornal Estado de Minas.
Durante a oficina, a garotada conheceu diversas criações do ilustrador, viu como o movimento do pincel dava origem às linhas e formas, recebeu inúmeras orientações sobre a arte e até se aventurou a desenhar. Alguns que quiseram, tiveram a oportunidade de ter uma caricatura feita por ele em poucos minutos =)
“Vendo os meninos aqui desenhando fico imaginando que é muito importante incentivá-los também a desenhar. Muitos deles podem ter um tino criativo e a partir de um incentivo, despertar. Bastou o reconhecimento da professora para que eu visse que tinha aptidão e continuasse desenhando. Graças a minha professora do primário eu me profissionalizei e hoje tenho uma carreira”, disse.

O caricaturista considera que a capacidade de imaginar é um grande benefício que temos, e exemplifica: “a imaginação não custa nada. Para um filme, por exemplo, é preciso disponibilizar muito dinheiro para realizar o que se imaginou. No entanto, com uma folha de papel e um lápis você consegue fazer tudo isso com quadrinhos e muito mais, somente com esses recursos. Isso é maravilhoso!”.
Firmado neste princípio, Quinho mostrou para a garotada a importância da liberdade de pensar, imaginar e, por meio do desenho, tornar possível o que a nossa mente criou. Ou seja: expor as ideias de maneira que elas alcancem outras pessoas, criem empatia.
“Gostei da oficina. A gente aprendeu que não pode ir até a margem da folha, precisa fazer o desenho mais no meio. É preciso pensar primeiro para depois colocar na folha. Foi uma inspiração conhecer uma pessoa que já desenhou muitas histórias em quadrinho”, disse Hugo Silva, 10 anos.

Sobre o Concurso de Desenhos infantojuvenil que a LBV realiza anualmente com os atendidos, o ilustrador afirmou: “acho maravilhosa essa ideia! É uma projeção para o futuro, uma perspectiva, exercitando um lado muito saudável que é o da criatividade, que é trilhar o caminho interessante de ideias. O desenho torna as coisas possíveis, esse é um pensamento interessante que está inserido no desenho e na execução dele, e com isso vai ter perspectiva para outros campos”.

No final da oficina, Quinho recebeu felicitações das crianças pelo Dia Mundial do Desenhista. “Foi um prazer estar aqui, ver a estrutura que tem para atender as crianças e como esses meninos vão se dar bem na vida. Sempre que a LBV precisar eu estarei aqui, eu gostei demais! Eu gosto de estar com crianças, elas me ensinam muito também”.
Na oportunidade, Quinho recordou-se de que recebeu o primeiro incentivo para o desenho na escola: “No meu primeiro dia de aula, a professora pediu pra fazer um desenho no caderno. E ela viu que meu desenho tinha uma linguagem, uma narrativa. E também chamou a atenção dela por eu ser uma criança de apenas seis anos. Ela colocou nota 10!, chamou a diretora e mais pessoas para ver. Guardo até hoje este desenho”.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, na capital mineira, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31)3490 – 8101.