Em Araraquara, LBV desenvolve projeto sobre Libras

O projeto “Falando com o corpo” ensina a língua de sinais para atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!.

Araraquara, SP — A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem atingido grande relevância nas discussões educacionais e culturais. Graças às conquistas alcançadas após um vasto histórico de lutas e desafios, os que fazem uso dessa linguagem têm garantido cada vez mais seus direitos.

A fim de apoiar a inclusão social desse público, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve, em seu Centro Comunitário de Assistência Social em Araraquara, SP, o projeto Falando com o corpo, cujo objetivo é ensinar a Libras para meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!.

Diana OliveiraAs aulas demonstram aos pequenos o respeito às diferenças.

Isso porque a valorização da diversidade cultural faz parte da aprendizagem das crianças e dos adolescentes atendidos pela Entidade. “Buscamos, com esse projeto, informar aos atendidos uma nova forma de se comunicar e interagir em sociedade, além de fazê-los refletir que o modo oral não é o único meio de se expressar”, explicou a educadora social e propositora da oficina, Ana Júlia Pizzo.

Falando com as mãos

O simples conhecimento das regras gramaticais da linguagem gestual não garante eficiência na comunicação, pois é preciso “mergulhar” no universo visoespacial dos falantes da Libras para compreender o funcionamento. Por isso, a Instituição promove, durante a iniciativa, palestras histórico-culturais e atividades práticas treinando os vocábulos dessa língua.

Para o atendido Gabriel, de 10 anos, a experiência tem sido produtiva e agradável. “Eu gosto muito de aprender Libras, porque é uma língua que a gente pode aprender facilmente, além de ser legal poder se comunicar com quem não ouve ou não fala. A gente aprende a ter mais respeito pelas diferenças”, disse.

Diana OliveiraAs atendidas pela LBV aproveitaram o conhecimento que adquiriam em uma das atividades da Oficina de Libras para sinalizar o nome da Instituição.

A atendida Williana, de 12 anos, conta que as atividades propostas pela Organização promovem conhecimentos que permeiam os mais variados campos da vivência. “Eu adoro a oficina de Libras, porque a gente consegue entender e se comunicar com as pessoas que só falam a língua de sinais. As aulas são boas e muito explicativas, e dá pra aprender muita coisa. Eu já sei fazer o meu nome, o alfabeto inteiro e outros sinais”, destacou.

Atendimento gratuito de qualidade

Na LBV, os pequenos participam de várias oficinas educativas, todas permeadas pelos valores de Espiritualidade Ecumênica, o diferencial da Instituição. A Oficina do Saber, por exemplo, propicia aos atendidos a oportunidade de reforçar o aprendizado dos conteúdos escolares, acrescentando, com o auxílio das educadoras sociais, a bagagem de conhecimento que cada um já carrega consigo.

Em Araraquara, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Poeta Carlos Drummond de Andrade, 791 – Vila Suconasa. Para outras informações, ligue: (16) 3301-3450.

Com colaboração de Diana Oliveira

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas