Do conhecimento à prática

Na LBV, grupos de adolescentes melhoram comportamento e descobrem o valor da amizade.

Trabalhar com adolescentes nem sempre é fácil. Afinal, nessa fase, você não é mais criança, mas está longe de ser adulto. E ainda há conflitos surgidos por ambientes de forte desigualdade social e/ou vivência de experiências ruins que podem afetar profundamente os relacionamentos…

Mas a equipe da LBV sabe lidar muito bem com esse e outros desafios. ✌️ Em Brasília/DF, por exemplo, nossos educadores, com base na nossa inovadora linha educacional, utilizam técnicas de mediação de conflitos para tratar essas situações delicadas e motivar esses jovens a reverter práticas nem sempre construtivas.

Adolescentes atendidos pela LBV em roda de conversa.

Por que usar essa técnica? 🤔

Simples. De acordo com o educador social Alexandre Bechel Kocian, a unidade da LBV recebe muitos atendidos que vivenciam circunstâncias críticas e de vulnerabilidades, boa parte deles da Cidade Estrutural – comunidade que se formou de uma invasão de catadores de material reciclado próximo ao que na época era um lixão não regularizado da capital do Brasil, hoje fechado. 

Mediação de conflitos realizada pela LBV durante seus serviços sociais

Por isso, é comum ter grupos sem entrosamento e, muitas vezes, com comportamentos que não ajudam na elaboração de atividades propostas pela equipe. E é por isso que os educadores vão colocando em prática a escuta 👂 e a observação 👀, trazendo esses jovens para rodas de conversa e mostrando a eles, que não viam possibilidades de vida futura, novas referências que ainda passam a noção de que são capazes de alcançar seus sonhos.

E o resultado?

É muito visível! 😍 Recentemente, um dos grupos do serviço Criança: Futuro no Presente!, apresentava sério ruído no relacionamento. Após a utilização dessa técnica, nossa equipe notou que a postura dessa turma foi totalmente transformada.

Assim, a gente foi vendo mais amizade, afeto vindo deles, algo que, antes era raro e, depois, com o passar do tempo, foi mudando tanto, que hoje, se consideram como uma família”, completa o educador.

Com a palavra, os atendidos! 😊

Pedro Henrique, de 12 anos, participa do serviço e concorda com o educador. Ele reconhece que era nervoso, um pouco agitado e que aprender a se colocar no lugar do próximo o fez ser mais respeitoso. “Isso me ajudou muito e à minha família.” 

O Matheus Zacarias, 11, também disse que não conseguia falar calmamente: “Eu aprendi a me comunicar, a entender que não se pode tratar mal as pessoas, evitar a violência. Agora, tenho muitos amigos, possuo outras referências, sou mais feliz”.

Para finalizar, Alexandre ressalta: “Quando vi essas crianças dando as entrevistas hoje, fiquei realmente muito emocionado, o coração ficou quentinho. Elas estão colhendo os frutos de um trabalho contínuo que temos na LBV, e é maravilhoso vê-las, com o sorriso no rosto, falando dessa forma”.

Ao dizer “SIM!” para a LBV, você ajuda a transformar a vida de muitas crianças e muitos adolescentes em todo o Brasil. A sua doação se transforma em apoio incondicional a quem mais precisa. Em um cobertor em tempo de frio. Em um prato de comida. É a certeza de que o nosso trabalho diário não vai parar. Por isso, a você, o nosso muito obrigado! 💙

* Esse conteúdo foi originalmente publicado na revista BOA VONTADE nº 288, de outubro de 2023. Para ler outros conteúdos desta publicação, clique aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas