Belo Horizonte, MG — Pense num lugar. É possível que você tenha imaginado um ambiente em que estivesse cercado por outras pessoas. Seja no trabalho, na escola ou em nossa própria família, estamos em contato com outros indivíduos e cada um tem uma maneira de agir e pensar. Por isso, é preciso respeitar as diferenças, até porque não seria interessante viver em um mundo em que todos pensassem e agissem de forma parecida, não é?
AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!
Há mais de seis décadas, a Legião da Boa Vontade (LBV) trabalha esse tema em suas unidades de atendimento, desenvolvendo atividades que promovem valores fundamentais para a construção da Cultura de Paz. Recentemente, meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, na capital mineira, realizaram uma série de reflexões sobre o assunto por meio do projeto O Amor dentro das diferenças.
Durante o projeto, os atendidos produziram cartazes evidenciando as diversidade e refletiram sobre os valores necessários para uma Cultura de Paz. As crianças participaram de rodas de conversas e realizaram diversas oficinas artísticas que ressaltaram, por exemplo, a diversidade cultural do Brasil e suas influências africanas, europeias e indígenas. Ao final da ação, desenvolvida durante a Oficina de Cultura Ecumênica, os pequenos montaram um livro contando a própria história.
“Após cada atividade, procurávamos responder a esta pergunta: nós nos amamos menos por causa destas diferenças? E as crianças entenderam que somos iguais no sentimento, pertencemos a uma mesma sociedade. As diferenças não importam quando se tem amor”, disse a educadora social Ana Paula Bragança, propositora do projeto.
A cada etapa concluída, a instrutora notava pela postura dos pequenos que o projeto havia alcançado o seu objetivo. “As crianças passaram a ajudar um colega, entendendo que ele é como nós. Ver o carinho das crianças com ele é muito bonito. É uma vitória e a gente fica feliz com cada evolução. São desafios que se tornam um presente. Trabalhar o amor e o respeito, trazer para as crianças o carinho, o cuidado com o próximo, isso fará uma diferença grandiosa para a vida delas”, relatou.
CONVIVER DE FORMA ECUMÊNICA
A Oficina de Cultura Ecumênica, com suas atividades firmadas na Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que integram a inovadora linha educacional da Entidade, preparam a criança para a sociedade, incentivando-a a vivenciar os bons sentimentos e valores.
A proposta pedagógica, criada pelo educador Paiva Netto, é aplicada, com sucesso, em todas as unidades da LBV, localizadas em dezenas de cidades brasileiras e no exterior. Ela enxerga o atendido com uma “visão além do intelecto”, como afirma o seu idealizador, promovendo assim uma formação integral.
“Aprendi que não devemos magoar as pessoas, cada um tem o seu jeito de ser. Com os amigos aprendemos muitas coisas e eles são diferentes de nós. Temos que conviver com isso, com amor, paz, educação, respeito aos mais velhos, aos professores e pais”, destacou Ícaro, 13 anos.
Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.