Crianças visitam unidade de conservação no Dia Mundial da Água

A garotada conheceu a história da Unidade de Conservação, que visa preservar ecossistemas naturais e possibilitar o desenvolvimento de atividades educacionais em contato com a natureza.

José GonçaloO guia ambiental explicou como foi criado o parque, a dimensão de seu território, fauna e flora presentes na unidade e as nascentes que o local abriga.

Brasília, DF — Água é essencial para a nossa sobrevivência. E conhecer sua origem pode ser bem interessante para aprender a importância de preservá-la. Pensando nisso, meninas e meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) visitaram, no Dia Mundial da Água, em 22 de março, o Parque Nacional de Brasília, conhecido carinhosamente pelos moradores do Distrito Federal como Água Mineral. A visita foi para reforçar o que os pequenos aprendem nas atividades desenvolvidas pela Instituição.

Conscientizar sobre preservação do Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável levando as crianças para ver de perto as belezas naturais. Além disso, a garotada também ficou sabendo a história da Unidade de Conservação, que visa preservar ecossistemas naturais, possibilitando o desenvolvimento de atividades educacionais e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico. 

José GonçaloCrianças percorreram uma trilha até uma das muitas nascentes da reserva para conhecer de pertinho a origem da água.

Logo pela manhã, as crianças foram recepcionadas pela equipe de educação ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), organização ambiental do governo brasileiro que administra a reserva no Distrito Federal. Os detalhes de como foi criado o parque, a dimensão de seu território, a fauna e flora presentes na unidade e o cuidado com as diversas nascentes que possui foram explicados aos pequenos pelo analista ambiental Henrique Mieza Baubueno, da Reserva Biológica da Contagem e do Parque Nacional de Brasília.

“É muito interessante e muito importante a visita dos vários grupos, tanto de escola como de outras instituições, aqui no Parque Nacional de Brasília. Nós temos o núcleo de educação ambiental aqui e adoramos ter essa oportunidade de conversar com as crianças para passar um pouquinho das questões ambientais”, pontuou. “Esperamos que a garotada de hoje, da LBV, tenha um pouquinho mais de noção do que é o meio ambiente para que, nas decisões que eles tomarem no dia a dia, consigam ter atividades e atitudes mais sustentáveis, pois a gente sabe que se não fizermos alguma coisa, estaremos indo na contramão da vida como um todo”, finalizou o especialista.

José GonçaloA fauna e a flora do parque, pessoalmene e por meio dos painéis educativos, também chamaram a atenção dos pequenos.

Para ver de perto o que aprenderam, as crianças percorreram uma trilha até uma das muitas nascentes da reserva. No local, o guia Henrique explicou para os pequenos sobre os cuidados com a preservação dos aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios, que abastecem nossas casas.

“Quando a gente pergunta para a molecada de onde vem a água, a primeira coisa que eles falam é que vem da torneira, ou seja, pouca gente sabe ou tem noção de onde realmente vem a água. Então aqui a gente consegue mostrar claramente esse trajeto: ela vem de pequenas nascentes, que vão se transformando em rios, até chegar na represa de Santa Maria. Essa água depois por gravidade vai até um sistema de tratamento que gasta pouquíssimo, pois a água que é gerada aqui é considerada muito boa, é considerada uma das melhores águas do mundo. Depois dessa parte do abastecimento ela vai para a casa das pessoas. Mostrar a importância do Parque justamente para a conservação da água é uma coisa muito importante. E justamente hoje estamos comemorando esse dia”, completou o guia Henrique, dando uma aula sobre o curso da água e a sua qualidade para chegar até as casas. 

Luiz Fernando Coelho Estoco, de 11 anos, atendido pela LBV, estava entusiasmado com o que aprendeu. “Não poluir o meio ambiente, não botar fogo na floresta. Se não cuidarmos da água, a água vai secar e ficar poluída. Foi muito bom o passeio pois nós aprendemos sobre o meio ambiente. E que devemos economizar a água, quando estivermos escovando os dentes, deixar a torneira desligada, quando estiver se ensaboando, desligar também, se ver a torneira pingando fechar direito, a água vai acabar se não economizar”, disse.

Em todas unidades socioeducacionais, da LBV as crianças são habituadas à prática da preservação do meio ambiente. Isso ocorre porque a Instituição inclui em seus programas educativos, iniciativas que promovem reflexões sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da vida no planeta.

A LBV acredita no futuro de milhares de crianças e adolescentes, por isso investe neles desde o ventre materno. Todas as atividades desenvolvidas são ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social. Estas ações propiciam uma formação cidadã, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Faça-nos uma visita! Conheça o Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no SGAS 915, lote 74 (ao lado do Templo da Boa Vontade), o telefone para contato é: (61) 3410-6015.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas