Belo Horizonte, MG — Os bombeiros arriscam suas próprias vidas em benefício da vida de outras pessoas, dos animais, do meio ambiente e do nosso patrimônio. Esta capacidade realizadora justifica o fato de eles estarem entre os mais respeitados profissionais na sociedade.
Por isso, a Legião da Boa Vontade oportunizou às crianças e adolescentes atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na capital mineira, conhecer um pouco mais sobre o trabalho desses benfeitores. No último dia 3, a Instituição levou a garotada para visitar o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Belo Horizonte, MG — A tenente Silvia também participou das atividades com as crianças, ajudando-as a colocarem os equipamentos de segurança para descerem na tirolesa.Na oportunidade, eles foram recebidos pelo capitão Tiago Miranda, que falou um pouco sobre o trabalho que eles realizam, como as prevenções e combates a incêndios, buscas e resgates, salvamentos aquáticos e terrestres, entre outras ações.
Sobre a importância da visita das crianças e do aprendizado que elas tiveram, o capitão Tiago ressaltou: “Para nós, é muito importante a presença da população e das crianças nos nossos espaços, porque o Corpo de Bombeiros trabalha na prevenção de acidentes e com o atendimento. Nós atendemos, porém, desejamos que as pessoas evitem os ferimentos, as mortes por acidentes e os danos ao patrimônio. Então, quando uma criança vem aqui ao Batalhão e recebe algumas informações, isso com certeza contribui para que ela, no futuro, tenha um comportamento melhor, preventivo, evite acidentes, evite situações que vão trazer prejuízos para ela mesma e seus familiares. Naturalmente isto é feito com a diversão”.

As crianças e adolescentes conheceram o hangar do Batalhão, assistiram a um vídeo sobre o trabalho desenvolvido pela corporação, participaram de uma brincadeira com os cães de busca, desceram pela tirolesa para entenderem um pouco dos desafios diários que os bombeiros enfrentam, e presenciaram o pouso de um helicóptero.
E o que disseram as crianças?
“Achei muito legal descer na tirolesa. Gostei de esconder para ver o cachorro procurar, e ele encontrava porque é muito bem treinado. Também gostei de assistir ao filme deles salvando as pessoas”. (Ester Silva, 8 anos).
“No vídeo, eles mostraram pra gente que eles fazem salvamentos aquáticos, terrestres e em lugar alto. É muito legal! Se começar a pegar fogo, quem salva a gente? Se alguém se perde, quem salva? Bombeiro significa segurança”. (Hugo Correia, 12 anos).
Belo Horizonte, MG — No final da visita, crianças e adolescentes atendidos pela LBV felicitaram os bombeiros do Batalhão de Operações Aéreas entregando ao capitão Tiago um quadro em homenagem ao Dia dos Bombeiros.E neste dia, as crianças felicitaram os integrantes da corporação pelo Dia Nacional do Bombeiro, comemorado dia 2. “Nós ficamos muito satisfeitos com a homenagem! Cada bombeiro daqui do batalhão já pode pegar, ver o quadro e, com certeza, traz uma autoestima muito grande para nós e temos certeza que para eles também, porque são cidadãos que estão aqui conosco, no futuro estarão trabalhando, criando suas famílias. Pra gente foi muito satisfatório poder recebê-los aqui. A gente sabe do esforço que é feito pela Legião da Boa Vontade para poder proporcionar estes cuidados com as crianças. Um abraço dos Bombeiros!”, afirmou o capitão Tiago.
O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA) foi criado em 20 de novembro de 2007. A Unidade, batizada como Esquadrilha Arcanjo, tem como lema: “Voando para salvar” e como comandante atual, a Major Daniela Lopes Rocha da Costa.
O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Belo Horizonte, MG, está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10.691 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

