Imagine um mundo em que todo o tipo de violência, desigualdade, problemas ambientais e outros obstáculos fossem realidades apenas do passado. Seria incrível, não é? Na verdade, SERÁ! A Legião da Boa Vontade (LBV) acredita num mundo melhor e, para alcançá-lo, aposta na capacidade realizadora do ser humano no Bem — principalmente as crianças! o/
Além das ações socieducativas em nossas Unidades, os pequeninos que atendemos contam com um espaço feito para eles e por eles: o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV! Em sua 15ª edição — que terminará apenas em março de 2018 —, o evento debate este ano o tema “Na sintonia do coração, eu comunico a Paz”. A criançada participará de rodas de conversa, debates, dinâmicas, jogos, apresentações teatrais, musicais e coreográficas, painéis temáticos e mostras culturais.
“Ah, mas esse é um tema muito difícil de trabalhar com criança”, alguém pode questionar. Que nada! Os Soldadinhos de Deus, como são chamadas carinhosamente na LBV, já são agentes pacificadores não do futuro, mas do presente! Separamos as palavras de alguns deles para você saber o que eles pensam sobre o assunto. Olha só que legal!
Respostas simples, mas com um significado profundo: o de que podemos confiar nas crianças e naquilo que nos devolverão ao longo dos tempos! Demonstram o que afirma o educador Paiva Netto, criador deste Fórum e diretor-presidente da LBV, desde 2 de março de 1996, ao inaugurar, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, e que foi destacado pela revista IstoÉ: “A criança geralmente apenas devolve aquilo que a sociedade lhe proporciona. Se a sociedade lhe oferecer lixo, em geral ela vai devolver-lhe lixo, mas, se der Amor — que significa Fraternidade, Solidariedade, Generosidade, Compaixão —, vai ser mais bonita de Espírito e de rosto”.
{glf nid:73924}
SOBRE O FÓRUM
Com o objetivo de promover o protagonismo infantojuvenil, o educador Paiva Netto lançou o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV. A iniciativa visa mobilizar as crianças a utilizar a criatividade, a aprender e a refletir sobre temas atuais da sociedade incluindo nas ações a vivência de valores espirituais, éticos e ecumênicos. Ele recomendou aos pequeninos que pedissem inspiração a Jesus, Patrono do evento, para alcançar o sucesso dos propósitos do debate e ainda declarou: “Temos de mostrar que um pensamento infantil é um pensamento que nos dá perspectiva de um mundo melhor (…). As crianças vão ter a oportunidade de manifestar-se (…) porque precisam aprender a se defender (com Amor e inteligência, alicerçados na Espiritualidade Ecumênica)”.