A prática artística na vida das crianças — seja por meio de desenhos, oficinas lúdicas, dança, contação de história, etc — resulta em diversas vantagens para o desenvolvimento cognitivo infantil, servindo como facilitadores da aprendizagem. A arte ajuda na absorção de conhecimento, uma vez que incentiva os pequenos a construírem uma compreensão de mundo.
Dentro dessa lógica, a Legião da Boa Vontade (LBV) acredita no valor de uma boa educação que auxilie no progresso intelectual, cultural e artístico dos seus atendidos, por isso realiza diversas atividades que estimulem capacidades cognitivas nas crianças e nos adolescentes.
Com base na vivência dos valores ecumênicos, os atendidos formam uma consciência crítica, criativa e social aliando “cérebro e coração”, conceito que conduz a rede educacional da LBV formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ambas criadas pelo educador Paiva Netto.
Como complemento desse trabalho da Instituição, foi realizada, para as crianças atendidas pelo programa Criança: Futuro no Presente!; a Oficina de Fantoches no Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Maricá, RJ.
Maricá, RJ — No Centro Comunitário de Assistência Social, as crianças participaram de uma oficina de arte, onde puderam usar a criatividade e a imaginação para criar os próprios fantoches.A atividade foi conduzida pela monitora Suely de Oliveira Barbosa Soares, ela realiza as oficinas de bordado em fita no programa Vida Plena que colabora para a inclusão sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos. Suely declara positivamente sobre a ação com as crianças: “Gostei de participar com as crianças e fazer a oficina com elas. Parabéns pelo trabalho da casa.”
Com materiais adequados, as crianças desenvolveram e confeccionaram seus próprios fantoches. É o que nos conta o atendido Kauã Guimarães Antônio, de 9 anos: “Eu gostei, amei, foi muito legal! Adorei o meu fantoche. Ficou lindo! Ela [Suely de Oliveira] me ensinou a montar o fantoche! ”. E a Sulamita da Conceição Nogueira, de 9 anos, complementa o amigo: “Eu gostei bastante, foi muito legal. A tia também, ela foi muito legal, ensinando a fazer fantoche.”
Maricá, RJ — Por fim, o tão esperado resultado: as crianças compartilharam os seus fantoches, criados e confeccionados na Oficina de Arte. =DO Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Maricá, está localizado na Av. Francisco Sabino da Costa, 259 – centro. Informações pelo telefone: (21) 2634-2027.

