Conscientização ambiental é tema de bate-papo para as crianças da LBV em Brasília

Polícia Militar Ambiental do DF e Ibama levaram animais taxidermizados e conversaram sobre sua preservação

A tarde da última terça-feira, 28, foi de muita curiosidade e interação para a garotada atendida no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. Elas assistiram a uma palestra sobre conscientização ambiental com representantes da Polícia Ambiental do DF e do Ibama. 

Elas conheceram algumas espécies que passaram pela técnica de taxidermia — bichos empalhados — para falar da importância de preservar os animais em seu habitat natural. Entre as espécies apresentadas, elas conheceram o mico-leão-dourado, veado campeiro, jacaré, tartaruga, entre outros. Outra alerta importante foi para o cuidado com incêndios florestais, muito comuns nessa época do ano, que prejudicam a fauna e a flora.

José Gonçalo

O soldado Fabiano Fernandes, da Polícia Militar Ambiental do DF, comentou a importância de realizar essa conscientização ainda na infância: “É fundamental, visto que eles vão ser nossos próximos defensores. É importante que eles saibam a importância de cada animal, que eles têm um ciclo de vida, que quando a gente tira um deles da natureza a gente está desequilibrando esse ciclo, e que isso é prejudicial para a natureza e pra gente, indiretamente. Eles têm que ter essa consciência”.

José Gonçalo

A analista ambiental do Ibama, Nádia Süffert, comentou que as ações das crianças podem começar a transformar o mundo para melhor: “A gente falou muito de pequenas ações que eles podem fazer para ajudar o meio ambiente, desde não jogar um lixo na rua até não comprar um animal silvestre ilegal, a denunciar, saber como fazer denúncia para a fiscalização, seja do Ibama, ou outro órgão ambiental. Foi uma palestra muito enriquecedora, porque a gente teve um retorno das crianças muito positivo”. E destacou: “A gente ensinando desde o início as crianças menores a preservar e amar o nosso ambiente, a gente vai conseguir construir adultos melhores, cidadãos melhores, para que então eles preservem e a gente tenha um meio ambiente mais íntegro”.

O pequeno Vitor Carlos, de 6 anos, comentou sobre a palestra: “Eu gostei muito! [Eu aprendi que] não deve maltratar os bichos, porque são muito especiais pra gente, faz parte da natureza”. Sobre os animais empalhados que viu, elegeu seu preferido: “Eu gostei mais do jacaré”.

José GonçaloKatia Rodrigues (de preto), gestora social da LBV, com os profissinais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do DF e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Faça-nos uma visita! Conheça o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, localizado no SGAS 915, lote 74 (ao lado do Templo da Boa Vontade). Telefone para contato: (61) 3410-6015. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas