Consciência socioambiental para salvar o Planeta

LBV forma novas gerações para serem protagonistas em suas comunidades

Reportagem pubilicada originalmente na revista BOA VONTADE nº 260, de junho de 2021.  Confira outros conteúdos desta edição, clicando aqui.


O fato de estarmos vivendo uma pandemia sem precedentes deixa ainda mais claro quanto é necessário educar crianças e jovens sobre o cuidado com o meio ambiente. Segundo cientistas, preservar a fauna e a flora é um caminho fundamental para o bem-estar do próprio ser humano, basta ver que o surgimento do novo coronavírus está exatamente relacionado às mudanças climáticas.

Vivian R. FerreiraA consciência socioambiental despertada na LBV inspira crianças e jovens a tornarem-se protagonistas em suas comunidades.

Estudos apresentados recentemente indicam que mexer com a temperatura média do planeta e destruir florestas favoreceram  a proliferação de hábitats para morcegos (do qual os pesquisadores acreditam ter sido a origem do novo vírus) em diferentes regiões, fazendo, por exemplo, o sul da China um local propício para a disseminação do Sars-CoV-2, na província chinesa de Yunnan.

Apesar de esses mamíferos serem importantes polinizadores de muitas plantas que produzem frutos e outros alimentos, algumas espécies de morcegos que vivem nas florestas podem carregar vírus inofensivos para eles, contudo são mortais para nós. Portanto, cuidar da Natureza não é apenas uma questão de ideal, mas também de sobrevivência.

A LBV, que, desde a década de 1960, alerta para essa realidade, trabalha na inserção social relacionada à educação ambiental de seus atendidos. Dessa maneira, promove uma série de ações — seja em seus Centros Comunitários de Assistência Social, abrigos para idosos ou em sua rede de escolas, que somam 82 unidades em todo o território nacional — com o firme propósito de inspirar novas gerações para mudanças de hábitos e atitudes, diante dos graves impactos causados pelas transformações ambientais.

Graças à Pedagogia do Afeto (direcionada às crianças de até 10 anos) e à Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), criadas pelo educador e diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto — que se destaca por formar “Cérebro e Coração” —, os resultados têm sido encorajadores e enchem de esperança de que surgirão atores sociais esclarecidos, equilibrados, conscientes e cuidadosos com a manutenção de nossa morada planetária. SAIBA MAIS.

O esforço propicia também o envolvimento das famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social, tornando todos mais resilientes e aptos a encontrar um significado para o futuro.

Videoaulas focadas no cuidado com o Planeta

No Centro Educacional da LBV no Rio de Janeiro/RJ, crianças e jovens aprendem desde cedo a reciclar para preservar a Natureza. Com o incentivo de educadores, os alunos mobilizam a família e a comunidade a adotar ações sustentáveis no dia a dia, como o reaproveitamento de papel e o correto descarte do óleo usado na cozinha.

Arquivo pessoal
Atualmente, diante de todas as questões que envolvem a pandemia, as videoaulas encaminhadas aos alunos resgatam ainda mais a importância da reciclagem.

Na imagem acima, uma das atividades solicitadas pelos professores, nas quais os estudantes reutilizam diversos materiais.

Música clássica para salvar planta

Se as mudanças climáticas são assunto um tanto abstrato para os pequeninos, a ideia é iniciar o mais cedo possível com gestos simples. É o que têm feito os educadores da Escola Infantil da LBV em Curitiba/PR. No início do mês de abril, eles entregaram aos alunos um vasinho com terra e sementes de girassol para plantarem em casa.

Bianca Gunha
A atividade conquistou a garotada, que o diga a menina Carolina, de 6 anos. Sua mãe, Lindah Rheis, encantada com a reação da filha com a plantinha que parecia estar morrendo, fez esse post no Facebook para contar o ocorrido:

“[Ela] resolveu colocar [uma música de] Beethoven para o girassol rsrs. (…) Infelizmente não tirei foto de quando cheguei em casa. Os raminhos estavam todos caídos, e a Carolina começou a falar com a plantinha, falou que a amava, que gostava muito dela, colocou água, e os raminhos se levantaram. Muito lindo. A energia do Amor é linda”, concluiu.


Reportagem pubilicada originalmente na revista BOA VONTADE nº 260, de junho de 2021.  Confira outros conteúdos desta edição, clicando aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas