A promoção da Cultura e da Arte, com o diferencial da Espiritualidade Ecumênica, faz parte das ações ininterruptas do trabalho da Legião da Boa Vontade.
Idioma, gastronomia, vestimenta e literatura são parte dos elementos que refletem a identidade, as tradições e os valores das sociedades de cada país. Gêneros musicais tradicionais e contemporâneos, instrumentos musicais típicos, danças folclóricas e populares também integram os aspectos culturais dos povos.
Pensando no enriquecimento do saber e na ampliação cultural de meninas e meninos que participam do serviço de convivência LBV — Criança: Futuro no Presente!, em Santos/SP, a Legião da Boa Vontade promoveu, em parceria com o Conservatório de Tatuí e a Sustenidos, uma atividade desenvolvida por jovens intercambistas da Noruega, de Moçambique e do Malawi que fazem parte do projeto Move, iniciativa que garantiu algumas experimentações divertidas.
No universo infantojuvenil, não há maneira mais confortável de adquirir conhecimento que aprender brincando, e é por isso que essa oficina multicultural despertou tanto interesse e alegria nos participantes. O ambiente corroborou as agradáveis sensações vivenciadas ao longo do evento: praia.
De acordo com o norueguês August Christensen “essa foi uma oportunidade para aprender sobre a cultura brasileira e também de outros países como Moçambique e Malawi, além de ensinar a nossa cultura”. Para Ruth Chitimbe, do Malawi, a cultura africana está arraigada no povo brasileiro. “Estar aqui me fez perceber como esse país é familiarizado com a nossa cultura, e isso me fez sentir orgulho de minha pátria. Muitos músicos daqui me encorajaram a inovar a minha jornada como musicista”, disse.
O pequeno Joaquim Lorenzo, atendido pela LBV, apreciou a atividade, pois teve a oportunidade de conhecer outras culturas: “Achei muito legal a atividade cultural, porque tinha representantes de dois países da África e um país da Europa e essa atividade aconteceu na praia. A gente fez uma brincadeira que parece muito com uma atividade que a gente também faz na LBV, e que lembra muito dança de festas juninas. Estava tudo muito bom.”
Não é o primeiro trabalho voluntário da moçambicana Estér Moisés na LBV. Ela contou que já desempenhou uma oficina semelhante na unidade da Instituição em Piracicaba/SP. “Para nós, é muito importante compartilhar um pouco da nossa cultura com essas crianças entusiasmadas, porque, além de ensinar, também aprendemos a amar, a compartilhar e a ser mais humanos. Por isso, gostaríamos de agradecer a oportunidade que a LBV nos tem proporcionado para espalhar aquilo que é a fragrância e o amor da música”.

Em Santos/SP, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ocorre no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV localizado na Avenida Conselheiro Nébias, 398 – Encruzilhada. Informações pelo tel.: (13) 3202-0081.