Campinas, SP — Embora seja muito comum observar por aí a realização de diversas ações com plantios de mudas para celebrar o 21 de setembro — Dia da Árvore —, na Legião da Boa Vontade (LBV), o gesto vai muito além. O sentimento de amor e zelo pela natureza, como elemento fundamental para a sobrevivência da Humanidade no futuro, são diferenciais para essas ações.
Para as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, não basta apenas inserir os vegetais no ecossistema, é preciso cultivá-los. E esse compromisso norteou a atividade ecológica desenvolvida pela garotada na Praça Aurélio Vieira da Silva, localizada próxima ao Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho. Na ocasião, foram plantadas mudas de pitangueiras, amoreiras e jabuticabeiras.
Houve quem destacasse a importância do trabalho promovido pela Instituição. O líder comunitário do bairro Vila Rica, Aparecido Donizete Augusto, aprovou a ideia. “Sou morador no bairro há mais de 40 anos e tenho notado uma alegria depois que a LBV veio para cá. Hoje, com a ação da Entidade, temos mais segurança, pois as nossas crianças não ficam mais nas ruas e as mães ficam despreocupadas”, disse.
A educadora social da LBV Helen Elpídio explica que a atividade só reforça o pensamento de respeito que a Entidade tem com o meio ambiente. “Durante o ano inteiro procuramos trabalhar com as crianças e os adolescentes atendidos essa consciência ambiental. Várias árvores já foram plantadas, não só agora por conta da data, mas em todas as épocas”, comentou.
“Que bom plantarmos essas árvores, pois, amanhã, poderemos nos alimentar dos frutos que elas produzirão. Fico feliz de participar desse ato tão importante em homenagem ao Dia da Árvore, que é todo os dias”, destacou o atendido Caio Henrique, 10 anos.
É válido lembrar que na Legião da Boa Vontade, todas as ações propiciam uma formação cidadã e são fundamentadas pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Essa proposta é aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela LBV e promove uma formação integral do Ser Humano, formando “Cérebro e Coração”, como preconiza o educador Paiva Netto, criador da proposta pedagógica.
Em Campinas, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Telefone: (19) 3227-3888. A Instituição também atende famílias de baixa renda em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Bairro Jardim Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.