Com a ajuda da LBV, família supera desafios e consegue melhores condições de vida

“Posso dizer que estamos ainda mais próximos uns dos outros”, afirmou a mãe Claudineia

Araçatuba, SP — A face risonha de dona Claudineia Marinho revela superação diante dos enormes desafios enfrentados desde quando residia no interior mato-grossense. Na época, sem casa própria nem emprego para quitar aluguel e garantir alimentação, a dona de casa resolveu se mudar com o esposo e os filhos para o estado de São Paulo, em busca de melhores condições de vida.

Moisés AlbertoA mãe, Claudineia, com os filhos Ruan e Nataly.

O destino foi a pequena cidade de Panorama. Porém, o plano logo se transformou em frustração. Ainda que o esposo estivesse empregado, Claudineia conta que a renda não atendia suas expectativas. Com isso, a família ainda permanecia sem estrutura financeira para sobreviver dignamente. “Não tínhamos apoio de nenhum de nossos familiares, pois estávamos morando longe, e nossa casa era distante de tudo”, lembra.

Visando a um futuro melhor para os filhos Ruan, 10, e Ana Nataly, 7, a mãe não se contentou com o roteiro protagonizado. “Talvez mudar-se para uma cidade maior fosse a solução para sair definitivamente daquela perturbação diária”, pensava Claudineia. Esse raciocínio, somado à indicação de um amigo, levou o casal à escolha do município de Araçatuba, no interior paulista, para estabelecer moradia definitiva.

Moisés AlbertoOs irmãos Ruan, 10, e Ana Nataly, 7, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV.

Todavia, com o passar dos meses, nem mesmo os altos níveis de desenvolvimento econômico da cidade eram suficientes para manter o aluguel em dia e as crianças na escola. “Devo começar a trabalhar também para ajudar na renda da casa. Mas como, se não temos com quem deixar nossos filhos?”, questionava Claudineia.

Sábia dica

Preocupado também em propiciar bem-estar a seus familiares, o marido Claudemir solicitou auxílio a alguns colegas de trabalho. Foi aí que, então, o soldador recebeu valiosa dica: procurar a LBV. “Ele chegou em casa, empolgado, comentando sobre o que a Entidade fazia. Não perdemos tempo, fomos até a Legião da Boa Vontade para nos informar melhor sobre a iniciativa. Logo no primeiro contato, senti que aquele seria um lugar seguro para confiar meus filhos”, comenta a esposa.

“Conseguimos as matrículas e, graças à LBV, hoje posso trabalhar. E digo que esse é um privilégio que não havia antes”, completa.

Vida melhorada

Atualmente, Claudineia trabalha como auxiliar de limpeza em uma loja de pneus na área central de Araçatuba. A atendida relata que o acompanhamento da Instituição faz a diferença em sua vida. “Esse trabalho de reforço dos vínculos afetivos que a LBV realiza melhorou ainda mais a convivência entre mim, meu marido e meus filhos. Procuramos sempre manter um diálogo saudável e fazemos tudo em conjunto. Posso dizer que estamos ainda mais próximos uns dos outros”, afirma.

Moisés AlbertoNa Instituição, os atendidos participam de diversas atividades lúdicas, culturais, recreativas e esportivas, além de receberem uniformes, alimentação saudável e material pedagógico e escolar.

Enquanto os pais trabalham para garantir o sustento no lar, os irmãos Ruan e Ana Nataly participam de diversas atividades lúdicas, culturais, recreativas e esportivas, além de receberem uniformes, alimentação saudável e material pedagógico e escolar. “Eu gosto de vir pra LBV porque aqui é muito bom. Me sinto bem e comento com meus colegas na escola que aqui é legal. Além da gente brincar e cuidar da saúde, fazemos novas amizades. A alimentação é gostosa, tem pouco sal e não é calórica”, salienta o garoto.

Vale destacar que todas as ações promovidas pela LBV são norteadas pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Essa linha educacional propõe um modelo novo de aprendizado, aliando “Cérebro e Coração”, conforme define seu criador, José de Paiva Netto.

Em Araçatuba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, 30 — Jardim Guanabara. Para outras informações, ligue: (18) 3631-0797.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas