No dia 12 de novembro, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu uma ação para levantar “Soluções colaborativas na comunidade” junto a moradores, organizações e profissionais das áreas da saúde, cultura e educação do distrito de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo.
A iniciativa faz parte do programa de assessoramento e de defesa e garantia de direitos da Rede Sociedade Solidária desenvolvido pela LBV e oferece assistência técnica e administrativa a entidades e organizações sociais, lideranças comunitárias e usuários das políticas públicas de Assistência Social, a fim de fortalecer o trabalho realizado em suas comunidades.
Quem sediou o encontro foi a Associação Menina dos Olhos de Ouro, que presta auxílio a moradores em situação de vulnerabilidade social que residem no maior aglomerado de conjuntos habitacionais da América Latina. A região tem mais de 40 mil unidades, com mais de 200 mil habitantes que não possuem acesso a todos os serviços públicos.
Cabe ressaltar que a ação orientou as lideranças comunitárias acerca da busca de soluções de problemas já levantados pela própria comunidade, tais como: sustentabilidade e território; juventude; famílias e vizinhança; parceria e colaboração; economia, finanças e o dinheiro. Os assuntos foram trabalhados em forma de debates com os moradores e mediados por profissionais da área de co-criação e por voluntários da Legião da Boa Vontade. As soluções criadas de forma colaborativa serão implementadas na comunidade durante o ano de 2017.
De acordo com o doutor em arquitetura e educador na área de design Charles Burnette, um dos maiores estudiosos do assunto, “Design Thinking é um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento”. Na prática social, essa abordagem se mostra intermediadora eficiente, ajudando no foco da energia para onde ela realmente precisa ser direcionada.
Com visão humanizada, os agentes da LBV aceitaram o desafiador processo de escutar mais do que falar, a fim de entender as carências reais da comunidade e identificar com esta os caminhos para a resolução delas. Assim, as lideranças atendidas foram encorajadas pelo programa Rede Sociedade Solidária a mobilizar a população a fim de impulsionar o desenvolvimento local.
Como parte da proposta, após a primeira pesquisa de campo — realizada com moradores da região em setembro de 2016 —, cinco temas foram criados: (1) sustentabilidade e território; (2) juventude; (3) famílias e vizinhança; (4) parceria e colaboração; e (5) economia, finanças e dinheiro.
Para que se alcance o sucesso das ações, a LBV fará o monitoramento de sua implantação e prestará o assessoramento necessário. Assim, a Instituição compartilha suas experiências e ajuda as comunidades de Cidade Tiradentes a se desenvolverem e a superarem seus desafios.
Programa Rede Sociedade Solidária
Objetivo: A formação cidadã de lideranças comunitárias, levando a elas conhecimentos relevantes para seu bom funcionamento, entre os quais os referentes a leis e informações sobre os direitos humanos (para a defesa e a garantia destes), sobre o papel do líder diante dos que mais necessitam e sobre o que é preciso fazer em favor de populações socialmente vulneráveis.
Beneficiados: Mais de 25 mil famílias em 2016.
De onde: Mais de cem organizações de São Paulo/SP.
Público: A maioria das lideranças é representada por mulheres negras, de idade avançada e sem curso superior que há muito tempo se dedicam à melhoria das próprias comunidades.