Vitória/ES — A gravidez é um momento onde as mulheres passam por transformações físicas e emocionais, além de ser um período de muitas descobertas, cuidados e atenção. Por isso, o serviço de convivência Cidadão-Bebê, desenvolvido pela Legião da Boa Vontade (LBV), garante às atendidas uma gestação saudável e uma experiência de maternidade plena e segura.

Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo e educador social.
Ainda, a LBV conta com o apoio voluntário de especialistas que realizam apresentações e promovem debates sobre temas diversos, como saúde física, psíquica, alimentação e garantia dos direitos da mulher.

“Nos encontramos todas as quartas-feiras, durante duas horas, por um período de 3 meses. Elas [as atendidas] chegam na Instituição e são conduzidas para o refeitório, onde é ofertado o café da manhã preparado com muito carinho por nossas cozinheiras. Em seguida, são convidadas para a sala onde acontecem atividades, reflexões, rodas de conversa e dinâmicas, de acordo com o tema proposto para o dia. São momentos valiosos de muita aprendizagem, onde [as gestantes] participam ativamente com perguntas e trocas de experiências”.
E completa: “Sabe-se que ao nascer o bebê, nasce também uma mãe. Dessa forma, o atendimento psicológico insere-se no intuito de dar suporte e o apoio necessário para que essa passagem entre a espera e o nascimento do bebê ocorra da melhor maneira possível. No decorrer do grupo, observei que, por meio do acolhimento ofertado, foi possível desenvolver o estreitamento do vínculo entre a mãe e o bebê. Também foi notório o estabelecimento de novas formas de interação e convívio social. Além disso, houveram contribuições importantes em relação a autoestima, a ampliação das perspectivas de vida e do próprio potencial de desenvolvimento”.
Cidadão-Bebê e a promoção da boa autoimagem
{glf nid:114058}
Dentro de todo o trabalho realizado na garantia de uma boa experiência materna, as gestantes foram presenteadas, pelo projeto Lumiar do Centro Universitário FAESA, com um book fotográfico. =D
“O ensaio fotográfico, além de eternizar esse momento especial e sublime da vida das gestantes, proporciona o acolhimento, a valorização da mulher, a elevação da autoestima, sensações de prazer e bem-estar que podem influenciar de forma positiva na saúde mental [das atendidas]”, ressalta a psicóloga Katyelly de Jesus Santos.
Na ocasião, a participante do Cidadão-Bebê, Karla Machado Messias, de 37 anos, contou a sua história com a LBV: “Fui mãe muito jovem e depois de 16 anos serei mãe novamente. Estava sem noção de muitas coisas e na LBV estou tendo ensinamentos [sobre] amamentação, direitos da mulher, depressão e outros. Também participei do ensaio fotográfico que elevou a [minha] autoestima. (…) Levo da LBV, o carinho, a atenção dos profissionais e muito aprendizado. Levo da LBV muita gratidão! ”.

E finaliza com um sincero agradecimento: “Quero agradecer a todos os colaboradores e parceiros da LBV, que saibam que as suas doações são muito importantes para que cada família seja atendida. Que possam continuar ajudando a Instituição para que mais pessoas e crianças sejam atendidas e fiquem fora da rua. Também agradeço a LBV que alimenta não só o meu físico, mas também o meu coração e espírito. Me ensina a amar o próximo e ter respeito com todos”. ♥
LBV: Transformando histórias e presente na vida da mulher capixaba!

O acompanhamento do Cidadão-Bebê não termina quando a criança nasce. Após o nascimento do bebê, as atendidas são encaminhadas para o grupo de mães, recebendo orientação e atendimento até que a criança complete três anos de vida.
Ainda, todas as mães recebem um enxoval completo para elas e para o bebê; e aquelas que não têm condição financeira estável recebem cestas de alimento mensais enquanto participam das atividades.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Vitória/ES, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 1560 – Inhanguetá. Para outras informações, ligue: (27) 3232-3250 ou 3232-3254.