Manaus, AM — O som inconfundível do berimbau avisa que a roda de capoeira está para começar. As crianças entendem o recado: logo formam um círculo e põem-se a cantar as músicas típicas dessa expressão cultural brasileira. Essa cena tem sido frequente no Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), na capital manauara, graças ao projeto “Ginga Jovem: protegendo nossas crianças”, realizado em parceria com a Associação Ave Branca.
Vista a camisa da Solidariedade; AJUDE A LBV!

A disciplina é ministrada semanalmente por professores da associação. Entre um passo e outro, os pequenos desenvolvem a disciplina e aprendem, por exemplo, que o respeito deve permear qualquer atividade esportiva. É a capoeira exercendo uma importante função educacional!
+ Oficina utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social
“A capoeira desenvolve a disciplina, ajuda a entender como a violência não vale a pena, estimula a prática de atividades físicas. É uma arte e uma dança que ajuda no desenvolvimento físico e intelectual da criança e adolescente, agregando com a nossa Cultura de Paz”, disse a educadora social da LBV Socorro Leão.
Formando bons cidadãos
O ensino da modalidade, bem como das demais disciplinas ministradas pelo programa Criança: Futuro no Presente!, é permeado pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, que formam a inovadora linha educacional da Legião da Boa Vontade. A proposta, criada pelo educador Paiva Netto, alia a vivência dos bons valores à construção do conhecimento para a formação integral de cada atendido.
Em Manaus, AM, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 997 – Cachoeirinha. Para outras informações, ligue: (92) 3215-7930.
* Com colaboração de Tereza Fraga
LEIA TAMBÉM:
+ Oficina de Capoeira garante bem-estar físico e mental de crianças e adolescentes
+ LBV incentiva prática esportiva e realiza campeonato de capoeira no RN