Rio de Janeiro, RJ — No último dia 31 de maio, o produtor cultural e ator Victor Meirelles proporcionou uma tarde de entretenimento e conhecimento aos alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade. O evento faz parte do Ciclo de Palestras sobre as profissões, cujo objetivo é apresentar diversas profissões de diferentes áreas para os alunos despertarem suas vocações e começarem a visualizar um futuro profissional.
Na ocasião, foi apresentado o projeto “Mostra 1 minuto, Festival Permanente” e o “Favela na Tela”, nos quais de forma descontraída e divertida, o mediador conversou com os alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre cinema e curta-metragens.
A mensagem que foi passada, revelou que, mesmo nas comunidades pobres, é possível ser feliz, progredir profissionalmente e que também há muita beleza e histórias de superação a serem mostradas ao público, como ele mesmo explicou: “Mais uma vez estou extremamente feliz com o trabalho realizado na LBV que, para mim, é fascinante fazer esse trabalho em todo o Brasil. O ‘Projeto Mostra 1’ minuto e o ‘Favela na Tela’ tiveram uma troca bem grande com os alunos do 8º e 9º anos, do ensino fundamental. Eles tiveram a oportunidade de ter contato com o curta-metragem de 1 minuto, que está sendo produzido em todo o Brasil”.
O ator agradeceu a LBV pela oportunidade de mostrar seu projeto e ressaltou a participação dos alunos: “A mostra do 1 minuto está acontecendo em todo o território nacional, durante o mês de maio. Ela é feita por pessoas de subúrbios, periferias e comunidades. Realizar aqui, na LBV, é uma gratidão, é uma oportunidade e sempre que quiser, estaremos de volta. Os alunos adoraram e fiquei muito feliz com as perguntas no final, houve muito interesse em como fazer”, disse.
A turma mostrou-se bem interessada pelo assunto. Jéssica de Oliveira França, 14 anos, 8º ano, destacou: “Achei a palestra ótima, porque ele ensinou várias coisas para nós. Eu não tinha tido contato com o cinema brasileiro ainda, mas gostei dos curtas. Me ensinou a reagir diante das coisas e prestar mais atenção ao que acontece no mundo, nas comunidades e interpretar mais as coisas que acontecem na vida”.
A aluna Rosane Moraes Santos Vieira, 14 anos, 8º ano, também gostou do projeto: “Achei bem interessante a palestra. A gente entendeu várias coisas, exemplos de superação. Os vídeos são bem interessantes porque mostram o nosso dia a dia nas comunidades, as dificuldades que enfrentamos, mas aborda de uma maneira diferente de que todos são responsáveis pelo seu futuro”.
A Legião da Boa Vontade preocupa-se não apenas com o bom rendimento nas atividades (com talento e competência), mas para que também todos eles vivenciem a cidadania de forma Ecumênica e Solidária. Todas as atividades são permeadas pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criadas pelo educador Paiva Netto, que aliam à construção do conhecimento, a vivência dos bons valores para a formação integral de cada indivíduo.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone (21) 3297-7100.
Colaboração: Natália Guarany