Rio de Janeiro, RJ — A Federação de Jiu-Jitsu, órgão oficial do Estado do RJ, realizou no último sábado, dia 27 de agosto, a VIII COPA CARLSON GRACIE GI & NO GI. O campeonato ocorreu no Club Municipal, na Tijuca, zona norte do Rio, reunindo equipes de diversas academias em diferentes categorias de adultos feminino e masculino e infantil. Entre os inscritos, houve a participação de atletas da Geração UPP, que é apoiada pela LBV e pela Super Rádio Brasil (940 AM).

Fábio Martins, da UPP da Rocinha, levou a equipe para competir em busca das medalhas. “Primeiramente quero agradecer à LBV e à Super Rádio Brasil por nos apoiar nessa nobre missão, que é muito importante para as crianças. O esporte é um meio de afastá-las da violência e da criminalidade, que acontecem dentro das comunidades do RJ. A parceria com a LBV trabalhando o valor da solidariedade, de interagir com outras crianças, vir para o campeonato. É de suma importância porque elas saem da comunidade e participam do evento ficando mais unidas e mais participativas”.
Uma das responsáveis do projeto Espartanos do Complexo, Jaqueline da Luz, participou da competição com a equipe do Complexo do Alemão e destacou o apoio da LBV. “Quero agradecer à LBV e à Super Rádio Brasil por ajudar a comunidade. Com esse projeto social as crianças não ficam nas ruas, não vão para o lado errado da criminalidade“.
Luane Moura, atleta mirim do Espartanos do Complexo, ficou muito feliz com a premiação: “É muito bom, eu adoro! Sempre que estou em casa fico ansiosa para ir lá lutar. Acho muito importante a ajuda da LBV, porque quando comecei a lutar as coisas não tinham começado. Com a ajuda da LBV foi tudo muito melhor. Estou muito feliz com a medalha que ganhei”, destacou.
Outro jovem atleta que conquistou medalha de ouro foi Felipe Coimbra, de 13 anos, da agremiação Nova União. Super feliz com sua conquista, destacou: “estou me sentindo feliz, orgulhoso de ter ganhado o ouro. Queria agradecer meus professores que sempre me apoiaram em todas as competições. É muito importante o apoio da Rádio Brasil e da LBV, que estão sempre me apoiando. Tenho muito que agradecer a eles. Estou me sentindo muito feliz, porque ganhar essa medalha de ouro não foi fácil, foi uma luta bem complicada, mas ganhei”.
A diretora da FJJ fala da solidariedade incentivada nos atletas ao doarem alimentos para a LBV: “A Federação foi criada por Hélio e Carlos Graice*, eu sou neta dele. O meu avô sempre deixou muito claro que a filosofia do Jiujtsu vai muito além do esporte. É você olhar para o lado, ajudar a quem precisa. Muitas vezes, os atletas pagam as inscrições no sufoco, mas eles trazem o alimento, sabem que é importante, vai pra quem precisa. Isso é uma lição muito importante. Meu pai sempre dizia que ninguém tem tão pouco que não possa doar e nem muito que não possa receber. Então, a gente passa isso e eles dão de coração aberto. A gente dá uma camisa em troca e a gente pretende fazer isso durante muito tempo. A gente vem fazendo um trabalho em conjunto com a LBV, que está dando a oportunidade a muitas crianças de participarem aqui, elas não participariam se não fosse a ajuda de vocês. Essa doação é um agradecimento pelo trabalho que vocês estão fazendo junto com a gente”, finalizou Hanna Gracie.
Cada atleta participante levou 1 quilo de alimentos não perecível, totalizando cerca de uma tonelada de alimentos, que foram doados aos programas socioeducacionais da Legião da Boa Vontade na cidade do Rio de Janeiro.
O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Telefone para informações: (21) 3297-7100. E o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3214 – Del Castilho. Telefone: (21) 2241-2020.
_____________________________
*O projeto Geração UPP é realizado em todas as comunidades cariocas que contam com Unidades de Polícia Pacificadora, e recebe o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil, Team Nogueira, Prime Esportes, Boomboxe, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e de Segurança Pública.