João Pessoa, PB — As idosas formam um círculo. Uma das participantes tem uma bola nas mãos e aguarda o aceno positivo da palestrante para dar início à brincadeira. Embalado pelo ritmo suave de uma música, o brinquedo viaja de mão em mão. De repente, o som para e a bola está no colo de Maria José. Coube a ela a missão de lançar ao grupo uma pergunta. Pensou um pouco e questionou: “Como detectar precocemente o câncer de mama?”.
A atividade lúdica, ministrada por Regiane Lucena, apoiadora da Unidade de Saúde do Cordão Encarnado II, orientou as idosas sobre prevenção do câncer de mama.O conhecimento pode até ter sido transmitido numa brincadeira, mas o assunto é sério! O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. E se os diagnósticos são raros antes dos 35 anos, sua incidência cresce após os 50 anos. Por isso, os cuidados com a saúde não devem diminuir com o passar do tempo.
“Por meio da brincadeira, abordamos assuntos sobre os exames preventivos que esse público deve fazer e os cuidados no dia a dia que podem contribuir com a qualidade da saúde da mulher, lembrando da atividade física, da boa alimentação”, explicou Regiane.
Com a bola nas mãos, a atendida tinha a missão de lançar ao grupo alguma pergunta ou dúvida referente à doença.Parceira de longa data da Instituição, a nutricionista destacou a importância de ações como essa, que buscam promover uma boa qualidade de vida. “A saúde não se constrói sozinha e a LBV tem um trabalho maravilhoso. O resultado foi ótimo! As idosas são muito divertidas, entraram na brincadeira e com certeza foi um grande aprendizado”, ressaltou.
Satisfeita com a atividade especial, a senhora Maria José tirou todas as suas dúvidas sobre como prevenir a doença. “Aprendemos a importância do autoexame e da mamografia, que deve ser feita o quanto antes, para que mais tarde a gente não se prejudique com essa doença. E que é preciso se cuidar, independentemente de idade”, disse.
Em João Pessoa, PB, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua das Trincheiras, 703 — Centro. Para outras informações, ligue: (83) 3198-1500.
LEIA TAMBÉM:
+ LBV na luta pela prevenção ao Câncer de Mama
+ Outubro Rosa: LBV reforça importância dos exames preventivos