Rio de Janeiro, RJ — O atleta Gabriel da Silva Monteiro de Oliveira, de 15 anos, morador da comunidade da Providência, no centro da capital fluminense, tornou-se campeão mundial ao vencer, nesse sábado, 30, a competição World Jiu-Jitsu, realizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), em Long Beach, Califórnia, nos Estados Unidos.
A vitória de Gabriel é resultado do sucesso da parceria de sucesso desde 2011 entre a Legião da Boa Vontade (LBV), a Super Rádio Brasil — 940 AM, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Prime Esportes, Boomboxe, Shopping Nova América e Coordenadoria de Policia Pacificadora (CPP), que incentivam o esporte por meio do projeto Geração UPP. O projeto é voltado a crianças e jovens das comunidades em que atuam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Rio de Janeiro.
Antes de conquistar a vitória, Gabriel precisou treinar arduamente. Foram meses de preparo físico até subir ao pódio nos Estados Unidos. Para chegar ao título, o jovem atleta venceu três lutas, derrotando dois estadunidenses e um brasileiro.