A reforma do jardim central do Instituto de Educação José de Paiva Netto foi mais uma das vitórias alcançadas em 2016. E em uma atividade especial de volta às aulas, os alunos puderam conferir como foi o resultado dos reparos realizados.
Com o intuito de conscientizar os educandos sobre a importância de ter cuidado com o jardim, uma atividade com os jardineiros foi elaborada e lá eles apresentaram seus instrumentos de trabalho, contaram como é o processo de manutenção do espaço e pediram para os alunos uma ajuda para manter o ambiente preservado.
Com muita atenção, os estudantes participaram da palestra e mostraram que aprenderam tudo direitinho. “Eu aprendi que tem insetos, os bichinhos que podem levar sementes nos jardins e a planta pode se reproduzir e podem nascer novas plantas. Tem dias certos para molhar as plantas, de dois ou de três em três dias ou quando chove, aí não precisa regar as plantas “, pontuou a aluna Karina de Barros, 10.
Manter entre os educandos e os ambientes onde passam horas uma relação harmoniosa e de respeito é um dos objetivos da escola. Por isso, a adaptação tem um significado especial.
{sbm a:l}“A intenção foi fortalecer, ainda mais, esta aproximação das crianças com o jardim e com a natureza e permitir também um vínculo maior com os profissionais que cuidam desse espaço. Então, nessa ação nós possibilitamos que os profissionais que cuidam do jardim se apresentassem e falassem qual a função de cada um deles na conservação do jardim e tudo que permeia esta ação é o pensamento do educador Paiva Netto, que diz: ‘A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana’, e a pedagogia proposta pelo educador Paiva Netto, que é a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que visa trabalharmos a educação com Espiritualidade Ecumênica e isso vai além dos muros da escola”, pontuou a assistente de direção do Conjunto Educacional Boa Vontade, Gisela Portilho.