São Paulo, SP — Nesta segunda-feira, 3, os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Instituto de Educação José de Paiva Netto retornaram às aulas. São homens e mulheres de várias idades em busca de conhecimento, uma oportunidade para quem não pôde ir à escola no tempo adequado. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013, somente em 2011, quase 4 milhões de matrículas foram efetuadas na modalidade.
A EJA surge como uma nova chance àqueles que precisam se alfabetizar ou querem iniciar uma carreira acadêmica, a exemplo do artista Iremar Reis de Andrade, de 48 anos. “Voltei a estudar em 2013 e evoluí. Antes não conseguia ler as placas na rua e hoje consigo. Além disso, gosto muito daqui. O ambiente é gostoso e os funcionários muito atenciosos”, declarou.
A aposentada Zezita Machado de Amorim encerrou os estudos na 4ª série. Ela conta que já sofreu preconceito por não saber ler e escrever: “Era obrigada a aceitar qualquer trabalho que aparecesse por não ter estudado, pois a pessoa que estuda e adquire mais cultura sabe se expressar melhor. Estudo na EJA porque quero ter mais conhecimento, mais cultura e me sinto bem aqui, tenho ótimas professoras. É nota mil”.
E se engana quem pensa que estudar é uma atividade restrita aos mais jovens. “Ao voltar à escola e conviver com outras pessoas em sala de aula, lendo e trocando experiências com os demais colegas, o idoso vai percebendo sua função na construção social, o que promove algo chamado de plasticidade neural. Mesmo o cérebro passando por um processo de envelhecimento, ainda há a capacidade de novas conexões neurais se formarem, desenvolvendo assim, novas potencialidades e habilidades”, explica a psicanalista e psicopedagoga Marta Pires Relvas, em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e publicações).
Essa é uma das muitas contribuições do Conjunto Educacional Boa Vontade, que oferece uma infraestrutura de qualidade para que adultos tenham o acesso à Educação, fora a alimentação adequada, segurança, lazer, e promoção da saúde (com ações preventivas e encaminhamento à rede de saúde) a milhares de crianças e jovens atendidos.
Caso haja interesse em participar da EJA, basta comparecer no Instituto de Educação José de Paiva Netto, localizado na Avenida Rudge, 700, bairro do Bom Retiro, portando os seguintes documentos:
— Uma foto 3×4;
— Xerox do RG e CPF;
— Comprovante de residência.
As aulas pela EJA ocorrem de segunda a quinta-feira, das 19h às 21 horas. Para outras informações, ligue: (11) 3225-4500.