Alunos criam mapa conceitual e aprendem sobre relações ecológicas

Em aula de Ciências, promovida pelo Conjunto Educacional Boa Vontade, a criançada descobriu ainda os prejuízos ocasionados pela alteração de qualquer ecossistema.

A ação devastadora do ser humano pode trazer danos seríssimos ao meio ambiente. Tem alguma dúvida? A poluição de rios e mares, por exemplo, acarretou — e ainda pode acarretar, se as pessoas não mudarem, com urgência, as suas atitudes — a extinção de muitos biossistemas marítimos. O tema é importante e não é só de gente grande. Por isso, o Conjunto Educacional Boa Vontade, localizado na capital paulista, realiza, como parte das atividades curriculares, uma série de ações que apontam os problemas ambientais e busca tecer sempre reflexões sobre a temática, a fim de apresentar soluções.

João NeryOs alunos do 7 ano do Ensino Fundamental mostraram para os colegas o mapa conceitual que confeccionaram, sobre as relações ecológicas.
Na última semana, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Educação José de Paiva Netto, que compõe a Unidade, ao lado da Supercreche Jesus, apresentaram um mapa conceitual sobre as relações ecológicas, apontando os tipos de interações entre os seres vivos e os prejuízos ocasionados pela alteração de qualquer ecossistema. A iniciativa, que integra as aulas de Ciências, refere-se à Socialização do Conhecimento — terceira etapa do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), aplicada nas escolas e unidades socioassistenciais da Legião da Boa Vontade (LBV) e que faz parte da linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, diretor-presidente da Instituição.

Saiba mais:

+ Pedagogia da LBV: uma visão diferenciada para a educação

Para elaborar o esquema, as crianças selecionaram, de forma sintetizada, os principais pontos encontrados nas pesquisas que realizaram, aliando-os ao conhecimento adquirido em sala de aula. “Nós mobilizamos, primeiramente, a classe por meio de vídeos, mostrando como os animais se relacionam e qual a importância disso para todo o meio ambiente. Depois, elas fizeram uma pesquisa e muitos exercícios sobre o assunto. Com esses conceitos, montaram o mapa conceitual”, explica a professora de Ciências Márcia Lourdes, idealizadora do projeto.

Falar às crianças sobre as consequências das atitudes humanas, completa a educadora, é garantir um planeta melhor para as futuras gerações. “Elas viram que a destruição de um meio prejudica todo um ecossistema, entenderam que um animal pode ser importante para outro ser.”

De mãos dadas com a Natureza

Por saber da importância de valorizar o tema e da urgente necessidade de mudança de comportamento, a Legião da Boa Vontade atua, desde os seus primórdios, promovendo ações socioambientais para crianças, jovens, adultos e idosos. Em seus Centros Comunitários, Escolas e Lares para idosos, a LBV realiza palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de preservar o meio ambiente.

João NeryA atividade foi um espaço livre para que os alunos percebessem o quanto a ação do ser humano pode prejudicar ecossistemas, pontuando a importância de preservar o meio ambiente.

Graças ao projeto, os estudantes atestaram a premissa de que todas as pessoas — isso mesmo, todas! — devem se comprometer com a Natureza, preservando-a. “Agora eu vejo que cada animal depende do outro e não apenas daqueles de sua espécie, estão ligados. E se não preservar o seu meio, a gente pode até causar a extinção de algum deles”, comenta Felipe Momesso, do 7º Ano B.

“Eu gostei do montar esse mapa conceitual, mesmo sendo difícil. A gente precisou organizar as informações, fazer pesquisas, eu até pedi a ajuda da professora para saber o que era mais importante colocar. Foi bom aprender sobre os ecossistemas e as relações para entender por que a Natureza precisa ser cuidada”, reitera a aluna do 7º B, Julia Coronato.

O projeto pode parecer simples, mas os seus desdobramentos são certeiros. Viu, só? Com um esquema, é possível formar cidadãos conscientes de seu papel com o mundo. #PontoProPlaneta

Em São Paulo, SP, o Conjunto Educacional Boa Vontade — formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto — está localizado na Av. Rudge, 630/700 — Bom Retiro. Para outras informações, ligue: (11) 3225-4500.

Leia também:

Projeto da LBV reforça importância de preservar o meio ambiente
Oficina de reciclagem pontua necessidade de cuidar do meio ambiente

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas