Rio de Janeiro/RJ — A Rede Sociedade Solidária, desenvolvida pela Legião da Boa Vontade (LBV), por meio do Programa de Assessoramento e de Defesa e Garantia de Direitos, realizou a III Expo Social — evento que concluiu os encontros do ano com as lideranças comunitárias assessoradas pela iniciativa da Instituição.
O serviço da LBV oferece orientações técnicas e administrativas a instituições e organizações da sociedade civil, fornecendo às suas lideranças apoio técnico, formação e capacitação com o objetivo de estimulá-las e qualificá-las para o desempenho de sua função social.
E na ocasião, foram desenvolvidas oficinas sobre a elaboração do diagnóstico socioterritorial de cada local de atuação das lideranças. O objetivo foi desenvolver propostas para ampliar as ações nos territórios, abordando e criando planejamentos e novas perspectivas.
“A III Expo Social objetiva desenvolver ações por meio de metodologias participativas, como o diagnóstico socioterritorial, que contribuam para o fortalecimento e articulação de redes comunitárias e equipamentos políticos nas comunidades. Além de possibilitar o melhor conhecimento dos territórios de atuação das lideranças comunitárias como um todo, o Diagnóstico Socioterritorial irá contribuir para o trabalho no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em toda a Rede Socioassistencial a partir da identificação dos locais onde se encontram as pessoas que fazem parte do público-alvo dos programas e qualificando a estratégia de busca ativa dos equipamentos,” explicou a gestora do programa de assessoramento e uma das mediadoras da Expo, Ângela Verônica.
O evento garantiu o aprimoramento das atividades, de acordo com a Política de Assistência Social, trazendo a aproximação das famílias, promovendo novos projetos e palestras em favor do benefício social e moral dos assistidos. Assim, conhecendo as localidades vulneráveis que necessitam de atendimento, a intervenção proporciona oportunidades, garantindo os direitos do cidadão.
Na oportunidade, estiveram presentes os atuantes de lideranças dos seguintes territórios: São Gonçalo (Mutondo), Madureira, Benfica, Chatuba (Mesquita), Galeão (Guaratiba), Irajá, Ilha do Governador, Duque de Caxias (Jardim Gramacho), Magé, Mangueira, Manguinhos, Nova Iguaçu, Nova Iguaçu Pantanal, Belford Roxo, Méier, Mesquita, Queimados, Penha, Realengo, Tanguá, Santa Tereza, Vidigal, Vila Kosmos (Vila da Penha).
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, fica localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3214 – Del Castilho. Telefone para outras informações: (21) 2241-2020.