Rio de Janeiro/RJ — Como produtores de oxigênio e reguladores do clima no planeta, os oceanos desempenham papel imprescindível para a vida. Além de contribuírem para o equilíbrio climático, ainda fornecem as principais fontes de proteína no mundo, encontradas em peixes e frutos do mar.
Para conscientizar a sociedade sobre a proteção dos ecossistemas marinhos, foi realizado, no Museu do Amanhã, o Conexão Oceano, primeiro evento do tema desenvolvido no Brasil.
O evento Conexão Oceano promoveu questões e estruturas para o combate aos impactos negativos sofridos pelos mares.Promovido conjuntamente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO e UNESCO BRASIL, o evento reuniu 350 pessoas, dentre elas pesquisadores, atletas, cientistas, influenciadores, artistas, representantes da sociedade e estudantes.

Vale ressaltar que a LBV realiza, por meio da campanha permanente ‘A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana’, ações de conscientização e preservação do meio ambiente, trazendo à sociedade sua responsabilidade diante dos recursos naturais.
“A comunicação é um fator importantíssimo para a conservação da saúde oceânica. Por isso, os meios de comunicação têm papel preponderante na conscientização da população nesta causa. O impacto da não conservação afeta não apenas quem vive no litoral, mas também quem está no interior”, afirmou o vice-presidente da COI/UNESCO na América Latina e Caribe, Frederico Saraiva Nogueira.
O Conexão Oceano, primeiro evento do tema realizado no Brasil, promoveu medidas para a preservação dos mares e oceanos.O debate trouxe indagações e pesquisas sobre a saúde dos oceanos. Ainda, foram promovidas questões e estruturas para o combate aos impactos sofridos pelos mares com o objetivo de esclarecer a população e incentivar a promoção de ações que invistam na proteção da vida marinha.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho, RJ. Telefone para contato: (21) 3297-7100.
*Texto com colaboração da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.