O lápis, a borracha, o caderno, são “ferramentas” básicas e extremamente importantes para o dia a dia escolar das crianças. Porém, para a maioria das famílias indígenas que vivem em centenas de cidades brasileiras, a aquisição destes itens não é uma tarefa fácil e grande parte dos estudantes nessas comunidades não continuam na escola.
Em apoio a essas comunidades, a Legião da Boa Vontade realiza ao longo do ano diversas campanhas de mobilização social para ajudar a mudar, para melhor, essa realidade.
Entre os meses de janeiro a março, a LBV realiza a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que beneficia crianças e jovens com material escolar e pedagógico. Este ano, esta ação entregou 22 mil kits nas cinco regiões brasileiras.
Aldeia Tadarimana
No dia 14 de março, a Aldeia Tadarimana, localizada a 50 km do município de Rondonópolis/MT, amanheceu em festa com a chegada da equipe da LBV trazendo o presente, composto por itens de acordo com a faixa etária dos estudantes, como: estojo, lápis preto e de cor, canetas, borrachas, tesoura, tubos de cola, cadernos, mochila, dicionários de Português e de Inglês entre outros.
A pintura de rosto, típica dos indígenas, foi escolhida especialmente para a ocasião, enaltecendo a alegria de centenas de crianças e adolescentes da comunidade. “Eu fiquei bastante feliz que veio estojo, lápis de cor, caderno, régua e muitas coisas que eu precisava muito, muito obrigado!”, destacou feliz o pequeno Marlon Apuã, de 8 anos.
Para o sucesso desta iniciativa, a Instituição conta com o apoio do povo brasileiro. Na ocasião, o colaborador José Rodrigues de Sousa, morador do município de Rondonópolis, Mato Grosso, fez questão de participar da entrega das doações na Aldeia Tadarimana e relatou sua satisfação em poder ajudar. “Colaborar com a LBV é o mínimo que a gente pode fazer. Participar de tudo que melhora o país, o Brasil, principalmente nossas crianças que tanto necessitam de alguém que possam conduzi-las a caminhos do bem, é um grande prazer. Que vocês mantenham firme nesse trabalho, porque esse trabalho é muito importante, é um orgulho poder ajudar de alguma forma”, destacou.
Aldeia Indígena Bororó
Já no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, a entrega ocorreu no dia 16 de março, na Aldeia Indígena Bororó, e contou com apresentações culturais das crianças que organizaram uma verdadeira festa para receber os kits da LBV.
Para a artesã Lushesi Bartira, mãe da pequena Tattiely, de 10 anos, o kit da LBV significa a garantia do material escolar que antes não tinha. “Chegou em boa hora, ela já está estudando e precisando, e a gente não tem como comprar, então vai ajudar bastante. Se não fosse vocês ela ia ficar sem material, seria triste. A vida aqui é difícil, tem alguns que não têm condição para comprar material e na escola você vê alguns que não têm nem mochila e coloca num pacote de arroz o caderno. Eu agradeço a LBV que veio nos ajudar e a todas as pessoas. Fez a diferença”, agradeceu emocionada.
Com o kit em mãos, o pequeno João Guilherme, de 11 anos, destaca a importância do presente que recebeu da LBV. “Vai me ajudar muito, estava precisando! Se não fosse vocês eu iria pra escola sem mochila, sem lápis, eu ia pegar emprestado com os outros e agora esse kit vai me ajudar. Eu creio que esse aqui vai durar um ano porque o kit que vocês me deram no ano passado ainda tenho alguns materiais. Muito obrigado!”, destacou.
Você ajuda, a LBV faz!
Para angariar as doações, a LBV conta com a solidariedade do povo brasileiro e da mobilização de voluntários, amigos e parceiros.
___________________________________
Juntos, partimos em direção a Aldeia Tadarimana, há 50km da cidade, local de difícil acesso, estrada de terra com muita lama e erosão por conta do período chuvoso. Logo na entrada, já era possível perceber com mais clareza o quanto a natureza é importante para a vida na comunidade. Ao ver de perto a moradia dos indígenas, feita com palha ou folhas de palmeira, sentimos o pensamento viajar às antigas épocas que muitas vezes só conhecemos através dos livros de história. Nessas comunidades não encontramos luxo, não encontramos tecnologia, mas encontramos em abundância o companheirismo, o respeito ao próximo e a coletividade que se faz presente em todos.
Às famílias vivem da natureza, se alimentam do que plantam, caçam ou pescam e dão muito valor aos gestos de bondade entre a comunidade, expressam também a dificuldade vivida pela falta destes recursos.
Nesse contexto, a nossa presença na Aldeia, trazendo a ação da LBV, não foi nada menos que motivo de festa para todos. As crianças fizeram pintura no rosto especialmente para comemorar o presente entregue pela Instituição. Ao conversar com algumas crianças, sentimos ainda mais a importância do incentivo à educação na comunidade, pois todas destacavam a alegria em poder contar com os materiais para estudar.
Um resumo que podemos fazer no geral é que o trajeto de todo o esforço do povo, das pessoas que colaboraram para a campanha, foi inteiramente válido e muito gratificante, enche o coração de alegria e emoção.