Famílias atendidas pela LBV aprendem sobre pensão alimentícia

A iniciativa teve como objetivo orientar e conscientizar os atendidos sobre seus deveres e direitos

Ipatinga, MG — A Legião da Boa Vontade, há mais de seis décadas, promove, com os seus atendidos, ações que despertam para a vivência da cidadania, com o objetivo de favorecer o pleno conhecimento de deveres e direitos. 

Durante encontro realizado com as famílias das crianças atendidas em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na cidade de Ipatinga, a LBV promoveu, no dia 22 de setembro, uma palestra sobre pensão alimentícia, ministrada pela advogada Priscila Almeida, do escritório de advocacia Almeida e Gandra.

Álida SantosA advogada Priscila Almeida, do escritório de advocacia Almeida e Gandra, recebe homenagem da LBV.

A iniciativa teve como objetivo orientar e conscientizar sobre deveres e direitos mediante a pensão alimentícia. “O dinheiro da pensão alimentícia é destinado para alimentação, saúde, lazer e a pessoa que vai receber esse valor vai destinar da melhor forma possível para o sustento do menor”, esclareceu a doutora Priscila. A cada dúvida apresentada, um esclarecimento era compartilhado. “(…) Não é somente o pai quem paga a pensão, é aquele genitor ou genitora que não detém a guarda, que não reside com a criança. Então, se mora com o pai, a mãe vai pagar; se mora com a mãe, o pai vai pagar e nós temos também a possibilidade de ajuizar uma ação de alimentos em face dos avós”, disse a advogada.

As atividades socioassistenciais da Legião da Boa Vontade visam à melhoria da qualidade de vida dos atendidos. Desta forma, além do atendimento realizado em prol de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, são realizados também os encontros de famílias. Nesse município mineiro, as ações são desenvolvidas por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, que promove o protagonismo infantil de meninas e meninos de 6 a 12 anos.

“Eu acho de estrema importância o trabalho de orientação por meio de palestras que a LBV proporciona às famílias, porque são muitas as famílias que não buscam os seus direitos por mero desconhecimento da lei”, afirmou a advogada.

Álida Santos     

“Foi muito boa a palestra porque esclareceu muitas dúvidas. E esse cuidado que a LBV tem com as famílias atendidas é bacana, é muito importante porque tem pessoas carentes que têm dificuldades de procurar os órgãos públicos. E uma palestra ajuda, esclarece e informa. Tenho uma criança atendida aqui na LBV, ele faz questão de vir, gosta das atividades, aqui ele encontra brincadeiras, desenhos, trabalhos, artesanatos e ajuda muito no desenvolvimento da criança”, disse o pai Edilson Cupertino Fialho.

A assistente social da LBV, Cristina de Vasconcelos, ressaltou o quanto tem sido importantes esses encontros realizados mensalmente com as famílias atendidas: “É muito importante trabalhar e discutir temas que possam contribuir para o acesso à cidadania. Então, a cada mês abordamos e discutimos temas que sejam de interesse das famílias ou que foram identificadas através das necessidades. Isso promove a reflexão e também contribui para a socialização”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822 – 8600.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas