Garantindo uma Terceira Idade mais ativa

No Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, a LBV oferece aos idosos toda a atenção que merecem, respeitando suas limitações e elevando sua autoestima.

Volta Redonda, RJ — As limitações físicas podem até surgir com o passar dos anos, mas não quer dizer que o processo de envelhecimento é doloroso e triste. Esta fase da vida pode ser encarada com muita saúde e disposição, sim! Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) dedica aos idosos uma atenção especial, trabalhando para que tenham seus direitos garantidos e incluindo a família nesse atendimento.

Vivian R. FerreiraA Terceira Idade não faz rima com sedentarismo ou tristeza. Por isso, a LBV oferece aos idosos todo o carinho e atenção que precisam!
No Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, a LBV oferece aos atendidos todo o carinho e a atenção que merecem, visando uma Terceira Idade mais ativa. A Instituição conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, cuidadores, cozinheiros, motoristas, entre outros profissionais capacitados, que trabalham diuturnamente para garantir o bem-estar, a saúde e a segurança dos idosos amparados.

+ Conheça nosso trabalho em favor dos idosos

E nenhuma área escapa aos cuidados da LBV! Na parte nutricional, por exemplo, a Entidade oferece seis refeições diárias, compostas por alimentos naturais, frutas, legumes e verduras. Além disso, a maior parte dos alimentos são preparados a vapor para preservar seus nutrientes e vitaminas e feitas com pouco sal e açúcar, a fim de combater a hipertensão e diabetes.

Vivian R. FerreiraPara ter a saúde em dia, é preciso ter uma atenção redobrada à alimentação. E esse cuidado deve ser mantido em todas as fases da vida.
“A primeira refeição do dia é o café da manhã, enriquecido por frutas, vitaminas, cereais ou suplementos, de acordo com a necessidade de cada um. Em seguida, tem a colação com frutas, sucos naturais ou gelatina. Eles almoçam, lancham, jantam e encerram com uma ceia, quando servimos mingau ou suco de fruta. Tudo isso respeitando os intervalos de três horas, períodos em que uma pessoa idosa deve se alimentar”, explicou a nutricionista Joana Borges.

Vamos movimentar o corpo?

A manutenção da saúde passa por uma alimentação balanceada, isso não é novidade para ninguém. Mas de nada adianta ter um cardápio saudável se você não alia-lo à prática de exercícios físicos. Assim, os idosos atendidos pela LBV realizam diariamente exercícios físicos, a fim de que fortaleçam a musculatura e os ossos. “Nós trabalhamos com a parte preventiva dos idosos para evitar quedas, respeitando a limitação de cada um deles. Isso melhora a qualidade de vida deles e aumenta a autoestima. Além disso a gente trabalha com atividades que auxiliam na memória deles”, comenta o fisioterapeuta dr. Mauro Sérgio de Souza.

Vivian R. FerreiraNa LBV, os idosos jogam a preguiça para escanteio e realizam uma série de exercícios físicos, sob a supervisão de fisioterapeutas.


“Os funcionários que trabalham aqui tratam a gente com muito carinho, isso dá dignidade ao idoso. É muito importante o que eu vejo aqui, na LBV, além da pessoa ser um bom profissional tem muito amor e carinho para com os idosos. Ninguém é tratado diferente. A aqui, somos todos iguais, membros de uma família mesmo”, ressaltou o sr. Ivan Martins.

Acompanhamento integral

Se o cuidado com a saúde do corpo é necessário, a LBV não dispensa ações que beneficiam e estimulam a mente, possibilitando o bom convívio entre os participantes. “Eles realizam atividades com artesanatos onde fazemos vasos, porta-lápis e isso os deixam muito felizes por perceberem que são úteis. A gente fica satisfeita em ver o desempenho de cada um deles. É um trabalho de interação em grupo, onde eles recordam o passado. Nas oficinas de músicas eles se lembram das canções que marcaram a juventude, gostam de jogos como dama, dominó e outras e isso faz muito bem”, disse a educadora social Francineide Roquine.

Vivian R. FerreiraA LBV valoriza o idoso considerando sua história de vida e identificando oportunidades para que vivenciem a terceira idade de forma saudável e feliz.
O tratamento que a LBV oferece é o amor ainda mais voltado para o idoso, alguns muitos dependentes por falta de convívio dos parentes. Então, a gente tenta suprir essa carência”, conta Tiago Martins, chefe de enfermagem do Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur.

Em Volta Redonda, RJ, o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 5079 — Santa Rita do Zarur. Informações pelo telefone: (24) 3344-2100.

LEIA TAMBÉM:
LBV promove Desfile da Primavera e idosos dão show de entusiasmo
Em São José, programação cultural pontua Dia Internacional do Idoso

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas