Presidente da LBV se reúne com os educadores da Instituição, em São Paulo/SP

Foto: Fernando de Brito

Na manhã desta segunda-feira, 19, o presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), Irmão Francisco de Assis Periotto, conversou com os educadores da Instituição, em São Paulo/SP. Os profissionais participavam de uma capacitação para o início do ano letivo, fortalecendo os conceitos da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico e garantindo o atendimento de qualidade aos alunos.

A conversa foi transmitida ao vivo para as Mídias da Boa Vontade (rádio, TV e internet), ampliando ainda mais o alcance da mensagem e fortalecendo a integração com a comunidade que acompanha de perto as ações da Organização.

Francisco de Assis Periotto, Presidente da Legião da Boa Vontade | Foto: Fernando de Brito

FRATERNAS ORIENTAÇÕES AOS EDUCADORES

Na ocasião, ele prestou belíssimas homenagens aos profissionais que marcaram a história da LBV e relembrou fatos da trajetória da Instituição na capital paulista, a exemplo do aniversário de 40 anos da Supercreche Jesus que será celebrado no próximo 25 de janeiro. A“Supercreche Jesus — Recanto de Amor e Poesia. Aqui se valoriza o ser humano”, conforme definiu Paiva Netto (1941-2025), Presidente de Honra e Consolidador da LBV, foi inaugurada com a ajuda do povo e integra o Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital bandeirante.

Durante a sua fala, ele também resgatou valiosas orientações do escritor e educador Paiva Netto e trouxe como reflexão e aprendizado esse trecho do livro É Urgente Reeducar!, página 125, no subtítulo “Preparação Eficaz”. Escreve Paiva Netto:

“Retornemos, agora, à mensagem dirigida aos educadores da LBV em 2000:
O Espírito tem lugar preponderante na nossa lide. Entretanto, na preparação de jovens e adultos para a subsistência neste mundo material de tecnologia jamais vista — e paradoxalmente na atualidade, tão instável para os que labutam pelo futuro próprio —, devemos levar na mais alta consideração que os educandos têm de ser com eficiência qualificados para a exigente demanda do acirrado mercado de trabalho. E mais: de tal maneira que não persigam um caminho em que a profissão para a qual se aprontaram não mais exista ao fim do curso. É essencial, pois, receberem formação eficaz para que sejam arrojados, empreendedores, de modo que possam suplantar os fatos supervenientes que, a qualquer instante, desafiam a sociedade, assustando multidões. (…) De nada adiantarão, portanto — digamos para argumentar —, planejamentos audaciosos se não houver quem tenha sido devidamente instruído para desenvolvê-los”.

Com grande alegria, foi anunciado que no Congresso de Educação da LBV, nos dias 29 e 30 de junho de 2026, será inaugurado o memorial José de Paiva Netto no Instituto de Educação José de Paiva Netto, na capital bandeirante.

Outro ponto destacado pelo Irmão Francisco foi a importância das adaptações necessárias, tanto de estrutura, quanto de linguagem e de ensino para incluir e acolher bem todas as crianças e jovens que frequentam os espaços da Instituição. E que, desenvolver o sentido da Solidariedade no coração dos alunos é uma tarefa de todos que trabalham na LBV, para que eles cresçam e façam a diferença, para melhor, na nossa sociedade.

Para encerrar a reunião, o público acompanhou a apresentação da Banda Marcial Boa Vontade, composta por alunos e alunos egressos do Instituto de Educação José de Paiva Netto.

Siga a LBV nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok! E fique por dentro desse trabalho que há 76 anos atua em prol de um “Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz”!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas